Nos últimos anos, as empresas têm buscado cada vez mais práticas criativas e inovadoras para solucionar desafios e atingir melhores resultados. Nesse sentido, a metodologia do Design Thinking vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações.  

Mas você sabe o que é Design Thinking e como aplicá-lo?  

Neste artigo, vamos mostrar o que é essa metodologia, e como essas práticas de inovação podem contribuir para a resolução de problemas da sua empresa.  

O que é Design Thinking? 

O Design Thinking é uma metodologia de criação e inovação, baseada no modelo de criação dos designers, que nada mais do que “Pensar como um designer”.

Na prática, o objetivo do Design Thinking é o de incorporar a “visão dos designers” nas empresas de qualquer segmento, a fim de encontrar soluções relevantes e inovadoras para os desafios. Sempre com um olhar direcionado à experiência, e também às necessidades do cliente.

O grande diferencial dessa metodologia, que fez com que ela se tornasse tão popular, é o fato do Design Thinking poder ser aplicado no cotidiano de qualquer empresa para resolução de desafios, por empresas de todos os segmentos e portes. 

Desde o processo de criação de novos produtos ou de serviços. Até a melhoria de ações e estratégias, que já vem sendo adotadas pela empresa. Enfim, tudo aquilo que precisa de inovação para ser solucionado. 

Quais as principais etapas desta metodologia? 

É importante ressaltar que o processo de aplicação do Design Thinking pode ocorrer de forma diferente, de acordo com as necessidades e desafios de cada empresa. 

Mas em geral, para que sua empresa possa atingir o objetivo que é “resolução de um problema”, a metodologia costuma ser dividida em 5 etapas:

1- Empatia 

Essa fase é momento de reconhecer e fazer um levantamento do problema (entender as dores) dos consumidores ou dos colaboradores da empresa. O que eles precisam, quais seus gostos, entre outros.

Nessa etapa, é possível utilizar os recursos de outra importante ferramenta de gestão, a análise SWOT. Que é usada para avaliar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da empresa antes de tirar uma ideia do papel.  

A partir do conhecimento completo do seu negócio, tanto do ponto de vista interno quanto externo é possível solucionar os problemas de maneira mais efetiva. 

2- Definição 

A partir de todo levantamento e pesquisa feita na etapa de empatia é possível definir qual é o problema, e também estabelecer o que precisa ser resolvido ou criado. 

3- Ideação 

Este é o momento de deixar as ideias fluírem de forma espontânea. Em Marketing, essa ação costuma ser chamada de brainstorm (chuva de ideias). Nesse momento o ideal é reunir a equipe e deixar que compartilhem seus pensamentos e opiniões sobre o assunto.  

4- Prototipação

Nesta etapa, é o momento definir uma ou mais ideias relevantes, criar um protótipo para ela (as), que pode ser um esboço no papel, uma maquete, ou outro recurso que permita simular o produto ou ferramenta final.   

5- Testes 

Por fim, chega a hora de testar os protótipos e aqueles que obtiverem melhor resultado, devem ser produzidos. Lembrando que mesmo após o desenvolvimento de todas as etapas, a solução pode ser revisada e aprimorada.  

Como utilizar o Design Thinking de forma eficiente? 

Agora que você já conhece o conceito do Design Thinking, é preciso implementar em sua empresa. 

No entanto, para que de fato a metodologia possa surtir efeito em seu negócio, é importante que sua empresa tenha uma cultura de inovação, onde haja espaço para surgirem novas ideias. 

Confira também nosso artigo: Inovar é preciso! Como implementar a cultura da inovação na sua empresa

Contar com o apoio dos colaboradores e dos consumidores é essencial para que ideias inovadoras possam surgir e gerar bons resultados para sua empresa. 

Você já utilizou essas etapas em seu negócio? Continue acompanhando outras dicas relevantes aqui em nosso blog e se mantenha ainda mais informado.