Inovar é preciso! Como implementar a cultura da inovação na sua empresa

Inovar é preciso! Como implementar a cultura da inovação na sua empresa

iStock-942382022-e1548169078238

Estar em constante inovação é um requisito essencial, para as empresas que querem se destacar no mercado e principalmente ampliar os resultados. 

Mas na prática, você sabe como criar uma cultura de inovação na sua empresa? 

Neste artigo, vamos dialogar com você a respeito da cultura de inovação. E como é possível implementá-la de forma eficaz em seu negócio. 

 

O que a cultura da inovação?

O termo cultura de inovação, vem sendo amplamente usado ultimamente, e podemos dizer de forma resumida que ele está diretamente relacionado a maneira como as empresas e enxergam os processos internos e externos da empresa. 

E principalmente a capacidade que essas empresas tem de encontrar soluções inovadoras para poder se diferenciar no mercado. Sempre com foco é claro, em buscar as melhores soluções para os seus clientes e seus colaboradores. 

Ou seja, a cultura de inovação não é só ter boas ideias. É ter um pensamento inovador que abrange todos as áreas da empresa.

 

Como começar a implementar em sua empresa?

O mais interessante da cultura da inovação, é que não existe um molde que define como deve ser feita a cultura de inovação em sua empresa. 

Mas existem sim alguns princípios básicos, que podem aplicados. E o bacana disso, é que você pode adaptar de acordo com a realidade do seu negócio. Afinal, nem sempre o que serve para o concorrente pode servir para sua empresa.

Quando pensamos em cultura de inovação, logo vem à mente o Google, não é mesmo? Eles selecionaram algumas ideias de como criar uma cultura de inovação, baseado no conceito que eles utilizam em seus negócios. 

Algumas dessas ideias podem até mesmo ser aplicadas no seu negócio, independente do segmento de atuação e do porte da empresa. Acompanhe: 

 

Fazer o lançamento e continuar escutando: Sua empresa não precisa esperar que tudo esteja 100% perfeito, para começar a lançar os seus produtos ou serviços.  É possível fazer o lançamento e estar atento ao feedback que os clientes dão para poder se aprimorar;

 

Compartilhe tudo aquilo que puder: Parte cultura da inovação também está em compartilhar ideias com os colaboradores, e estar disposto a ouvir o que seus eles têm para contribuir com o processo. Uma reunião semanal, pode ser algo bastante produtivo. Quem sabe até criar um ambiente com música, descontração e comida antes da reunião;

 

Procurar por ideias nos mais diferentes lugares: É importante que sua equipe, esteja disposta a procurar de forma inovadora as ideias. o famoso “pensar fora da caixa”. 

 

No Google, as ideias tendem a surgir das mais variadas situações, como por exemplo, da dificuldade em inserir informações de mapas precisas no Google Maps. Para solucionar este desafio, os engenheiros da empresa na Índia, sugeriram um novo sistema, para que os usuários possam fornecer os dados que estavam faltando.   

 

Cuidados importantes durante o processo 

Apesar de ser essencial para os negócios, para muitas empresas inserir a cultura de inovação pode ser um desafio. Em função da cultura,  que já está estabelecida na empresa. 

Mesmo que mudar nem sempre seja fácil, é possível inserir de forma gradual novas ideias de inovação. Para isso, é fundamental contar com colaboradores que estejam dispostos a “vestir a camisa da empresa”, e inovar de forma conjunta. 

 

Além disso, como dono, CEO ou até mesmo como gestor do negócio, é importante que você comece a dar o exemplo. Tenha em mente que os colaboradores costumam seguir a postura adotada pelos líderes. Nesse sentido, ideal é você começar a adotar uma postura mais inovadora e questionadora. 

 

Aproveite nosso blog para acompanhar outras dicas e sugestões para melhorar o desempenho da sua empresa. 

 

Referência: https://gsuite.google.com.br/intl/pt-BR/learn-more/creating_a_culture_of_innovation.html   

Deixe um comentário