Com a necessidade de distanciamento social, muitas empresas precisaram se adaptar, e encontraram no trabalho remoto a melhor forma de continuar operando, sem oferecer riscos aos clientes e os colaboradores.
Mas o fato é que trabalhar de forma remota, tem sido um grande desafio para muitas pessoas, que estavam habituadas a trabalharem de forma presencial.
No entanto, apesar dos desafios existem algumas ferramentas que podem auxiliar o processo de trabalho, fazendo com que a rotina se torne mais fácil e dinâmica.
Neste artigo, listamos 3 ferramentas essenciais para quem precisa trabalhar de forma remota.
Se sua empresa também vem enfrentando os desafios do trabalho remoto, confira nossas dicas e veja como essas ferramentas podem ajudar a otimizar o trabalho online e aumentar a produtividade.
1- Microsoft Teams
O Microsoft Teams, é uma plataforma de comunicação que foi desenvolvida em 2016 pela empresa Microsoft.
Com a chegada da pandemia, e a necessidade de maior isolamento social, esta é uma ferramenta que tem contribuído diretamente no trabalho remoto de várias empresas, pois une vários recursos em um só sistema.
Por meio do Teams, é possível fazer reuniões, videoconferências, armazenar arquivos, integrar aplicativos. Ele ainda integra o pacote Office, facilitando a rotina dos usuários.
Para utilizar é bem simples. Basta fazer o download do aplicativo em seu dispositivo, ou instalar o aplicativo em seu computador. Depois disso, basta criar uma equipe, incluir os usuários e começar a usar.
A plataforma é bastante intuitiva, e os recursos podem ser facilmente utilizados. Mas em caso de dúvidas, você pode acessar o suporte da Microsoft.
2- Zoom meeting
Outro recurso para fazer reuniões e videoconferência é o Zoom meeting. Ele permite agendar reuniões, gravar e armazenar as reuniões na nuvem, enviar as reuniões por e-mail, tudo isso com diversas pessoas de forma simultânea.
Para utilizá-lo, é necessário acessar o site e instalar a plataforma, fazer o cadastro, e escolher entre a versão gratuita ou paga.
3 – Trello
Além das reuniões, outra ferramenta que pode contribuir com a organização das tarefas no dia a dia da empresa é o Trello. Esta ferramenta se baseia na técnica Kanban, um metodologia que nasceu no Japão e contribui com o fluxo de tarefas.
Com a ferramenta, é possível criar quadros com listas de tarefas, que podem ser compartilhadas e editadas por outras pessoas. Dessa forma, é possível ter um controle das tarefas, e manter a produtividade do trabalho.
Para usar, basta acessar o site do Trello, criar uma conta, de senvolver o quadro. e se necessário integrar com outros aplicativos.
Do trabalho remoto para o dia a dia das empresas
A pandemia tem provido uma grande revolução na maneira como as empresas precisam atuar e até mesmo se comunicar, seja com clientes, parceiros, colaboradores, investidores ou fornecedores.
Apesar dos desafios, as ferramentas que mencionamos ao longo do artigo podem contribuir diretamente com o dia a dia do negócio. E valem super a pena não apenas em tempos de distanciamento social, mas até mesmo depois com a volta das atividades presenciais.
Isso porque, além de intuitivas e ajudarem na melhora da produtividade, essas ferramentas podem reduzir os custos com reuniões presenciais, por exemplo.
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Agora que você já conhece as melhores ferramentas para otimizar o trabalho remoto, aproveite para conferir mais dicas de como melhorar a produtividade no Home Office clicando aqui.