Dicas de como melhorar a produtividade no home office

Dicas de como melhorar a produtividade no home office

Trabalhar em casa, oferece inúmeras vantagens no dia a dia, como flexibilização dos horários e até mesmo economia de recursos. 

Mas o fato é que apesar de tantas conveniências, nem todo profissional está acostumado com este tipo de regime de trabalho. E basta deixar a disciplina um pouquinho de lado, para que as tarefas acabem se acumulando. 

Mas saiba que mesmo trabalhando em casa, é possível adotar algumas técnicas de gestação de tempo a fim de organizar a rotina no home office.  Para ajudar você, no artigo de hoje, selecionamos algumas dicas práticas, de como melhorar a produtividade trabalhando em casa. 

Reserve um local adequado

Se você deseja ter uma melhor produtividade trabalhando em casa, um dos primeiros pontos que precisa se atentar é a escolha do local onde você irá trabalhar. 

Locais onde a TV ligada, ou ainda locais onde as crianças e pets estejam brincando, por exemplo, tendem a fazer com que você reduza o foco nas atividades, e consecutivamente tenha uma menor produtividade ao longo do dia. 

Embora nem todo mundo disponha de local específico para trabalho, como um escritório em casa, o ideal é procurar um local da casa onde haja menor quantidade de distrações possível, como no quarto, na varanda ou sacada, ou em outro local da casa onde você possa focar suas atenções ao trabalho. 

Outro ponto importante, é procurar manter todos os itens necessários o mais próximo possível em seu local de trabalho. Caso você precise utilizar o telefone fixo ou móvel durante o seu horário de trabalho, se possível procure relocar para mais próximo da sua mesa. Dessa forma, você evita ter que levantar diversas vezes apenas para atender o telefone. 

Determine os horários de trabalho 

Estabelecer um horário de trabalho, é um dos maiores desafios encontrados para quem trabalha em casa. Longe das rotinas do escritório ou do comércio, muitos colaboradores e gestores acabam “relaxando” e com isso, não conseguem desempenhar suas atividades da forma como deveriam. 

Disciplina é fundamental para atuar em home office! Nesse sentido, é importante determinar quais serão os seus horários de trabalho. 

Não há horário específico que funcione bem para todos. Há rotinas  de trabalho que funcionam melhor no período da manhã. Assim como existem, rotinas familiares que são mais produtivas quando  se opta por trabalhar a tarde ou à noite.

Estabeleça os horaŕios junto com a sua família, dessa forma todo irão compreender que naquele determinado horário, você precisa estar focado em suas tarefas de trabalho.   

Planeje suas tarefas

Por falar em tarefas, organizar e principalmente planejar quais as atividades você deverá executar ao longo do dia é de grande importância para que você consiga manter a sua produtividade. 

Existem diversas ferramentas disponíveis, que podem ajudar no planejamento diário e assim evitar a procrastinação. A grande maioria delas possui uma versão gratuita e são bastante intuitivas. Veja abaixo alguns exemplos: 

  • Trello 
  • Asana
  • Google Tarefas 
  • Wrike

Seja flexível! Faça pequenas pausas

Assim como é importante manter o foco em suas atividades, é preciso saber também os momentos de fazer pequenas pausas. Afinal, todos nós precisamos de alguns minutos para beber uma água, se alimentar, esticar as pernas e até conversar um pouco. 

Essas pequenas pausas são de fundamental importância para que o corpo possa “descansar” e reduzir a exaustão por estar tanto tempo exercendo a mesma atividades. E dessa forma, quando você voltar a fazer sua tarefa vai se sentir mais motivado a continuar.   

Nós da App Marketing sabemos bem que trabalhar em casa, pode ser uma tarefa desafiadora para muitas pessoas. E por isso, estamos aqui para ajudar você ou seu negócio a se desenvolver. 

Para saber mais, entre contato em conosco e conheça as nossas soluções! 

Deixe um comentário