Que bom seria se todo cliente, conhecesse nossos produtos os serviços e prontamente se interessasse em comprá-los ou contratá-los, não é mesmo?
Alguns clientes de fato, já apresentam essa característica de realizar o processo de compra de forma mais rápida. No entanto, uma parcela grande dos clientes e potencial, passam por diferentes processos antes de comprarem ou não efetuarem a compra.
Para te ajudar a entender melhor sobre este assunto, neste artigo, vamos falar sobre a importância de entender a jornada de compra dos clientes, a fim de direcionar de forma adequada as ações de Marketing Digital da empresa.
O que é a jornada de compra?
A jornada de compra, é um modelo estratégico utilizado para entender em qual estágio seu cliente está. Para que dessa forma você possa entregar conteúdos de forma adequada. E assim, construa ações mais direcionadas e, também é claro! Evita desperdiçar tempo com ações que não darão resultados.
Quais são as etapas?
Há 4 diferentes etapas, dentro da jornada de compras e entre eles estão:
1ª Etapa: Aprendizado
Nesta etapa, ainda não sabe ou ainda não entendeu que tem o problema que precisa ser resolvido.
Exemplo: o Gustavo que começou a correr recentemente. Se você possui um e-commerce que comercializa tênis esportivos. Uma boa opção seria desenvolver um conteúdo em seu blog, como “ Dicas de como melhorar o seu desempenho na corrida”.
2ª Etapa: Reconhecimento
Já nesta etapa o cliente em potencial, já leu ou pesquisou mais informações sobre o tema e reconheceu a necessidade de compra.
Exemplo: Ao navegar pela internet e encontrar o conteúdo. E até mesmo, ao ler outros conteúdos desenvolvidos, Gustavo começa a compreender que tem uma necessidade.
3ª Etapa: Consideração
Ao considerar que tem uma necessidade, o cliente então vai em busca de mais informações relacionadas ao assunto. Nesse momento o ideal é criar informações relevantes em seu site e blog. E além disso, também desenvolver ações que despertem o senso de urgência para comprar como promoções, por exemplo.
Exemplo: Gustavo entra em um e-commerce, a procura de um tênis de corrida, procura mas informações sobre este tênis no blog da loja virtual ou na descrição do próprio produto.
4ª Etapa: Decisão
Nesta etapa, o cliente já está pronto para realizar a compra ou contratar o serviço.
Exemplo: Após todas as pesquisas, Gustavo escolhe quais produtos do e-commerce mais lhe interessam, e adiciona a compra ao carrinho.
Como entender a jornada de compra do seu cliente?
Através do nossa plataforma de automação APP Cross Channel, é possível identificar o comportamento do cliente, de maneira prática. E com isso, é possível planejar e desenvolver ações específicas, para cada uma das etapas que o cliente está na jornada de compras.
Conheça mais informações detalhadas sobre a nossa plataforma de automação APP Cross Channel, através do artigo: https://appmarketing.com.br/2019/06/28/cross-channel-a-maneira-mais-eficiente-de-impulsionar-os-resultados-do-seu-negocio/
Como intensificar os resultados
Como você sabe, nem todo processo da jornada de compras é linear. É possível que este cliente em potencial passe por etapas de formas diferentes. Exemplo: Ao entrar no e-commerce e adicionar o produto ao carrinho, Gustavo por algum motivo acaba abandonando as compras antes de concluir.
Nesse sentido, é fundamental utilizar a plataforma APP Cross Channel, a fim de identificar essas e outras situações. E dessa forma desenvolver ações de modo assertivo, e que despertem novamente o interesse de compra do cliente.
Como enviar um pequeno lembrete sobre o carrinho de compra, através do e-mail, ou por SMS, por exemplo. Em função das ações desenvolvidas, o cliente volte para finalizar a compra no e-commerce.
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