Sua empresa já realizou o planejamento de marketing para aumentar as vendas de fim de ano? O Natal está se aproximando, assim como a virada do ano, então é hora de focar nisso.
Durante o ano, o volume de vendas oscila, mas é na época que antecede Natal e ano novo que os negócios, em especial que os que atuam online, conseguem potencializar seus lucros. Essa é a época de providenciar os presentes para os membros da família e amigos e onde ocorrem as festas nas empresas também.
E o que contribui com isso ainda é o fato do final do ano ser o período em que muitos recebem o 13°. Sendo assim, é o momento para realizar ações de marketing em prol de gerar mais vendas no seu e-commerce. Confira então o que trouxemos a seguir sobre as estratégias de marketing para esse período.
Desenvolva conteúdos e layouts temáticos para o Natal
Assim como é importante decorar uma loja de acordo com a data comemorativa, é importante que seu site e redes sociais tenham um layout personalizado para o Natal. Aqui cabe escolher cores, imagens e fontes adequada para essa data.
Lembre-se também de elaborar conteúdo que tenha a ver com esse período. Elabore posts para blog e redes sociais referentes a essa data e suba nas plataformas da empresa. Um bom conteúdo seria dando dicas de presentes e de como economizar na compra.
Crie páginas de ofertas e de sugestões de presentes
É comum que muitas pessoas ainda não saibam qual presente comprar e você pode ajudá-las com isso. Há como apresentar ofertas, kits ou combos de produtos. E se você segmentar o público para oferecer produtos adequados os resultados serão ainda melhores.
Há como criar páginas específicas com essas ofertas dentro do seu site. Essa é uma excelente forma de aumentar as receitas da empresa.
Faça envios de e-mail marketing
Quando você possui toda a estrutura do site/rede social pronta e dispõe de conteúdos preparados, há ainda mais um passo importante a ser tomado ao usar o marketing digital: o envio de e-mails.
Chamado de e-mail marketing, esse processo ajuda a captar possíveis clientes, nutri-los e em seguida apresentar suas ofertas aos mesmos.
Mas antes é preciso fazer a segmentação do público, levando em consideração: localização, interesses, faixa etária e mais.
Feito isso, agora sim elabore os textos que serão usados nos e-mails e trabalhe também na parte visual, tendo algo chamativo e que estimule o leitor e realizar uma ação. E use a automação ao seu favor.
Promova ações nas redes sociais
Não há como pensar em estratégias de marketing digital para as vendas de fim de ano sem pensar no uso das redes sociais. Através de plataformas como Instagram e Facebook você promove seu site, página ou loja virtual.
E ao usar as redes sociais, aposte também em promoções, enquetes e outros recursos para gerar maior interação por parte dos seguidores.
Divulgue seu catálogo digital
Invista num catálogo digital para atrair mais clientes e gerar mais venda. Em seguida use as plataformas mencionadas para divulgar seu catálogo para clientes e possíveis clientes, aqui é possível usar: redes sociais, WhatsApp, etc.