As empresas estão cada vez mais cercadas de informações e de dados por todos os lados. E analisar esses dados é de fundamental importância para entender o que de fato tem gerado resultados e o que deve ser realinhado. 

Mas a realidade é que na prática, nem sempre é fácil lidar com a grande quantidade de informações, e principalmente saber como utilizar essas informações de forma construtiva no seu negócio, não é mesmo?  

Para te ajudar a entender melhor a respeito deste assunto, no conteúdo de hoje, vamos falar sobre como lidar com o grande excesso de informações e usar os dados de forma adequada em seu negócio, a fim de ampliar a performance do seu negócio. Confira!

CONCEITO DE BIG DATA

Embora o termo Big Data já venha sendo discutido desde a década de 60 e 70, foi apenas em 2001 que a Gartner criou a definição, que é muito aceita até hoje:

Big data são ativos de informações de alto volume, alta velocidade e/ou alta variedade que exigem formas inovadoras e econômicas de processamento de informações que permitem uma visão aprimorada, tomada de decisões e automação de processos.”

Atualmente o Big Data pode ser dividido em 5 pilares: volume, velocidade, variedade, valor e veracidade, que formam a base para a implementação do conceito em qualquer empresa.

Na prática, podemos dizer que o Big Data nada mais do que o grande volume de dados gerados por empresas ou organizações no meio digital. Estas informações estão presentes no banco de dados e podem ser estruturadas ou não. 

Com o uso das ferramentas certas, é possível coletar esses dados e usá-los de forma eficaz a fim de ampliar a performance e os resultados de uma empresa.  

RELAÇÃO ENTRE O BIG DATA E O MARKETING DIGITAL

Com a concorrência cada vez mais acirrada, para conseguir se destacar em meio ao mercado através do Marketing Digital, é imprescindível coletar dados. 

Isso porque os dados servem para otimizar as estratégias, criar ações mais direcionadas e, claro, reduzir os custos com atividades desnecessárias. 

Através de uma ferramenta de automação de Marketing é possível obter essas informações de maneira precisa e saber como utilizar esses dados a favor do seu negócio. 

Para conhecer mais a respeito da Automação de Marketing, confira também nosso conteúdo: Antecipe as decisões do seus clientes usando estratégias de automação de marketing.

COMO USAR OS DADOS PARA BENEFICIAR SEU NEGÓCIO! 

Existem diferentes tipos de dados que podem ser coletados pela sua empresa, a fim de otimizar os processos e consecutivamente os resultados. 

Tudo isso, irá depender dos objetivos e das estratégias que sua empresa pretende adotar. Vamos listar a seguir alguns exemplos, de dados e ações que as empresas podem adotar a partir dessas informações:

Análise de consumo: Com a implementação da automação de Marketing, é possível identificar quais os itens os clientes mais gostam. E de acordo com cada perfil, oferecer produtos de acordo de forma mais específica; 

Otimização do estoque: Com a análise adequada dos dados, é possível identificar quais produtos tem maior demanda e quais aqueles que tem uma menor saída, dessa forma otimizar as compras de produtos que ficarão em estoque; 

Redução de custos: Através da análise de dados, é possível otimizar o funil de vendas, criando conteúdos e campanhas melhor direcionados, reduzindo custos durante o processo de vendas. 

PLATAFORMA APP CROSS CHANNEL

Como você pode acompanhar no artigo, os sistemas de automação de Marketing são importantes ferramentas para a captação e análise de dados. E a nossa plataforma APP Cross Channel é uma solução Web que chegou para agilizar processos criativos, incrementando a geração de novos negócios de forma automatizada, ágil e segura. 

Para conhecer mais a respeito das funcionalidades e como a Plataforma APP Cross Channel pode contribuir com o seu negócio, entre em contato com nossa equipe