Funil de vendas: Tudo o que você precisa saber para aplicar essa estratégia e começar a vender mais!

Funil de vendas: Tudo o que você precisa saber para aplicar essa estratégia e começar a vender mais!

Funil de vendas: Tudo o que você precisa saber para aplicar essa estratégia e começar a vender mais!

Você já ouviu falar em funil de vendas? Tem dúvidas a respeito desse assunto? 

Se você tem um negócio online ou físico, saiba que o funil de vendas é uma estratégia essencial para que você possa vender de maneira mais eficiente.

Para te ajudar a conhecer melhor a respeito desse assunto, preparamos um conteúdo prático para que você aprenda como aplicar essa estratégia em seu negócio e gerar grandes resultados. Confira!

Conheça melhor o que é o Funil de Vendas!

O Funil de Vendas é uma estratégia bastante usada para atrair os clientes em etapas. 

Na prática o funil de vendas, nada mais é do que um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda e, com isso, ajuda as empresas a vender de forma mais, para o público certo e no momento certo. 

Falando em Funil de Vendas, imagine a seguinte situação: 

Você está precisando trocar de notebook, mas não está tão inteirado a respeito do assunto e, por isso, começa a pesquisar.

Procura conteúdos que falam a respeito das melhores marcas e opções do mercado, assiste vídeos que mostram alguns comparativos, pesquisa a respeito de preços e condições de pagamentos.

Depois de algum tempo analisando, você escolhe uma opção e decide comprar o seu tão desejado notebook. 

Este processo foi a sua jornada do cliente e durante este processo você passou por um Funil de Vendas.

Mas afinal, por que o Funil de Vendas tem este nome? 

É importante ressaltar que nem todo cliente em potencial, que vai pesquisar a respeito de um produto irá comprá-lo. Ou seja, do ponto de vista da loja que vende notebooks, nem todo mundo que entrar no site vai comprar naquele momento. 

E por isso existe o Funil de Vendas, essa estratégia é associada a um “funil”, justamente por começar grande, ou seja, com um volume muito grande de pessoas pesquisando sobre um determinado produto. 

Aos poucos, este “funil” se torna cada vez menor e mais segmentado conforme essas pessoas passam a entender mais sobre o produto. Até que, por fim, um número menor de pessoas acabem comprando o produto.  

Saiba quais são as etapas do Funil de Vendas e como aplicar essas etapas no seu negócio

Como já mencionamos aqui no artigo, Funil de Vendas, é uma representação da jornada de compra que os clientes passam, desde o primeiro contato com o seu negócio até a compra ou contratação de um serviço. 

E para facilitar a identificação de cada estágio que o cliente está, o Funil de Vendas é dividido em 3 etapas: 

 

1 – Topo de funil 

 

O topo é o estágio onde passam o maior número de visitantes e de clientes em potencial. Podemos dizer que essa é a fase da descoberta e, onde o cliente em potencial ou prospect, como também é conhecido, reconhece que tem um problema que precisa ser resolvido ou uma vontade. 

É nessa fase que ele descobre o seu produto ou serviço, por isso, é importante investir em ações que ajudem a chamar a atenção dos clientes em potencial, que ajudarão a levá-los para a próxima etapa.

No meio digital é possível conseguir isso tendo um forte presença nas redes sociais, investindo em anúncios e em Marketing de Conteúdo. 

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2- Meio de funil 

 

Já no meio do funil de vendas, os visitantes se tornaram leads, ou seja demonstraram algum tipo de interesse no seu serviço ou produto. No entanto eles ainda possuem algumas dúvidas, sobre a necessidade de contratar ou comprar.

Para converter este visitante em lead, vale a pena oferecer conteúdos mais relevantes, como oferecer materiais gratuitos, disponibilizar uma newsletter, e-mail marketing, entre outros, que ajudem a qualificar ainda mais seus potenciais clientes para a próxima fase.

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3- Fundo de funil 

 

Depois de passar pelo primeiro contato, e ajudar seu cliente potencial a conhecer melhor sobre o que você tem a oferecer, é a hora de ajudá-los a fazer a compra e assim torná-los clientes de fato. 

Nesse sentido, é importante adotar uma abordagem mais direta e comercial, mostrando para o seu lead o como o seu produto ou serviço é eficaz e como ele pode mudar a sua realidade para melhor. Utilizar táticas de gatilhos mentais também são eficientes nessa etapa. 

Conte com uma equipe especializada para ajudar o seu negócio

Em cada uma dessas etapas é fundamental desenvolver ações assertivas, como forma de atrair os clientes de maneira efetiva e aumentar suas vendas. 

Para isso, é importante contar com uma equipe especializada no desenvolvimento de estratégias direcionadas para a realidade do seu negócio. 

Conheça mais a respeito de nossos serviços e soluções, entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

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