Como conquistar o público digital, cada vez mais exigente!
03 ago 2023
por Marina Ribeiro

O QUE PREDOMINA NESSE NOSSO UNIVERSO DIGITAL É A NECESSIDADE CONSTANTE DE INOVAÇÃO.

E isso não necessariamente demanda investimentos ou trabalho excessivo. Basta estar atento às transformações tecnológicas.
O cliente digital, apesar de ser o mesmo cliente das lojas físicas, não é o mesmo! Calma, já estamos explicando: Nas redes esse cliente praticamente se transforma e busca praticidade e inovação em tudo aquilo que faz.
Se você entrou pra era do e-commerce agora e antes trabalhava com o comércio convencional, não se engane, as estratégias não são as mesmas!
Ou seja o público mudou, se reinventou. A maneira de lidar com o mundo já não é a mesma, as tecnologias não podem ser ignoradas e tudo isso gerou um cliente que busca praticidade.
Você não pode trabalhar da mesma forma que trabalhava há 10 anos ou 5 anos ou até mesmo 3 anos.
Você pode até querer não se render às inovações tecnológicas e facilidades que o mundo digital oferece. Mas o seu cliente, sem dúvida alguma, já se rendeu, se integrou e faz parte desse universo de forma orgânica.
Não quer ficar pra trás? Saiba então, quais as melhores maneiras de conquistar esse público exigente!

ABUSE (DE MANEIRA INTELIGENTE) DO MARKETING DIGITAL.

Por meio do marketing digital, você tem à sua disposição uma série de ferramentas inéditas capazes de impactar positivamente aquele que você considera o seu público-alvo. Só que esse novo cenário vai além e proporciona mecanismos que garantem o contato direto com as pessoas certas, que mais estão precisando dos seus produtos naquele momento.
Por isso…

APOSTE NAS REDES SOCIAIS.

Nós já falamos aqui sobre a importância das redes sociais para o e-commerce, inclusive demos dicas exclusivas sobre a venda pelo Instagram e Facebook.
Confira aqui como ATRAIR mais clientes no mercado online.
Mas se ainda não ficou claro, nós vamos te explicar de uma vez por todas porque você deve apostar nas redes sociais para conquistar o seu público.
O que os clientes digitais buscam? Interação e praticidade.
Tem coisa melhor que estar no seu momento de lazer, navegando nas suas redes e ter bem ali na sua timeline informações sobre um produto ou serviço que você deseja adquirir?
Ou com apenas um clique ser encaminhado para um site inteiramente responsivo cheio de novidades? Ou então realizar a sua compra com uma conversa inbox?
Sem esquecer das ferramentas que te permitem um contato “ao vivo”com seu cliente?
Pois é leitor, Todo mundo está nas redes sociais, portanto a sua empresa precisa contar com elas no seu plano de marketing. Só que isso não significa atuar em todas: analise o perfil do seu público-alvo e entenda quais plataformas possuem mais identificação com essas pessoas e os seus objetivos na internet.

PASSE SEGURANÇA E TRANSPARÊNCIA.

Então você já tem um site responsivo? Já escolheu a rede social que sua empresa vai atuar? Já proporciona interatividade aos seus clientes? O que falta então para fidelizar de vez esse público?
Confiança!!
Bom, fazer tudo isso que dissemos acima já é um ótimo caminho para passar segurança ao seu cliente sobre o seu trabalho. Mas em todos os posts, publicações, contato com o cliente, central de reclamações, vendas, formas de pagamento e garantia de qualidade do produto, você deve confirmar ao seu público que a sua empresa é séria e segura.
E isso nos leva a…

ESTEJA SEMPRE ATENTO AO QUE O PROSSUMIDOR DIZ AO SEU RESPEITO.

Saiba o que é o prossumidor e como ele atua diretamente no sucesso da sua empresa!
Então o seu e-commerce tem um site responsivo, uma rede social de atuação, proporciona interatividade e praticidade, passa segurança ao seu cliente e realiza vendas?
Então acaba por aí? Não mesmo!!
O fato de você vender seus produtos e serviços, não garante que esse clientes voltarão a comprar na sua empresa. Falta ainda um passo para CONQUISTAR esse público digital.
Esteja sempre atento ao prossumidor, ao feedback que o seu cliente da sobre adquirir o seu produto ou serviço, não ignore o seu cliente no pós venda.
Se ocorreu algum problema, seja ágil para resolver e dar uma resposta ao seu cliente. Não ignore a opinião, reclamação ou sugestão do seu cliente.
A verdade é que, a conquista do seu público vai depender da resposta que você dá diante de um posicionamento do seu cliente.
Não se esqueça, você pode ter um excelente produto, mas se o seu site estiver repleto de reclamações, notas negativas e uma má fama, seu concorrente pode até não ter um produto tão bom quanto o seu, mas se tiver um “apoio” maior do público, é pra lá que vão os seus clientes.

Ficou alguma dúvida? Pode nos enviar ou deixar nos comentários.  

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

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