A INTERNET ESTÁ CHEIA DE ARTIGOS FALANDO DA FACILIDADE QUE UM E-COMMERCE TE PROPORCIONA, DAS VANTAGENS, DOS GASTOS REDUZIDOS, DAS INOVAÇÕES QUE ESTÃO A TODO VAPOR.
São muitas as mensagens de incentivo, que garantem o sucesso.
O que muitas vezes os textos não trazem são as dificuldades específicas e erros que podem levar um e-commerce a falência.
QUER SABER COMO FALIR SEU E-COMMERCE? ( NÃO FAÇA ISSO, OK?)
CONFIRA OS 7 PASSOS QUE SEPARAMOS PARA VOCÊ, LEITOR!
1) NÃO APOSTAR NA TENDÊNCIA MOBILE.
De acordo com as pesquisas, o Brasil conta com mais de 200 milhões de smartphones em seu território, aproximadamente, 1 aparelho por habitante. Se a ideia aqui é falir sua e-commerce, você deve ignorar essa informação e não inovar nessa tendência de acesso a vendas via mobile!
Por exemplo, não inovar em um site responsivo e facilitar no check out na realização das compras, é uma ótima maneira de levar seu e-commerce a falência!!
2) NÃO TENHA UM PLANO DE NEGÓCIOS!
O principal motivo de falência das empresas é a falta de planejamento. Então aposte nisso!
A falta de planejamento impede que você, empreendedor, descubra quais são os pontos fracos e reconheçam as melhores oportunidades no nicho do seu negócio, antes mesmo de abrir sua empresa.
QUER FALIR? NÃO PLANEJE!
Tanto para aqueles que estão pensando em abrir um e-commerce, como para aqueles que já tem seu negócio online em andamento, o planejamento é a base da sua empresa.
Planejar vai te proporcionar uma visão mais ampla do seu negócio, da concorrência e dos seus clientes, te dando uma visão de médio a longo prazo da gestão de custos e planos alternativos.
Portanto, deixe o planejamento para as empresas que querem ter sucesso!
3) NÃO INVISTA EM MARKETING ONLINE.
Fique bem longe da internet! Nós já sabemos das facilidades e comodidades que as compras online oferecem aos clientes e aos vendedores, mas pra que investir nisso, diante de todo o crescimento significativo da rede mundial de tecnologias, computadores e smartphones, já que a ideia aqui é falir sua e-commerce?
4) NÃO PERCA TEMPO COM AS REDES SOCIAIS.
Para garantir sucesso rumo a falência, ignore completamente as redes sociais.
Se você ja tem um perfil, seja no facebook, instagram, não se preocupe em inovar em um bom marketing, garantir atualizações e postagens semanais, criar conteúdos interativos e inteligentes, ignorar a identidade da sua marca online e fazer postagens que não tenham nada a ver com o conteúdo da sua empresa.
E caso você ainda não tenha um perfil,nem crie um!
5) TENHA UMA MÃO-DE-OBRA NÃO QUALIFICADA.
Não dê treinamento aos seus funcionário, ou então deixe toda a administração do seu e-commerce na mão de amadores.
Pra que inovar em profissionais especializados em criação de lojas virtuais, ou estudar e se aprofundar sobre a boa gestão de um e-commerce?
6) IGNORE SEUS CONCORRENTES.
A proposta aqui é falir seu e-commerce, né? Então ignore completamente as estratégias dos seus concorrentes.
Pouca análise de concorrência e falta de pesquisa sobre a viabilidade e venda pela internet sobre seu produto é um ótimo passo.
Dar atenção a concorrência aumenta as chances de melhorar as suas estratégias. Então não faça isso! Ignore tudo o que você já ouviu falar sobre vantagem competitiva e benchmark.
7) NÃO DÊ OUVIDOS AOS SEUS CLIENTES.
Por último, mas de forma alguma menos importante, não dê ouvido aos seus clientes!
Ter um atendimento falho, não ter um acompanhamento pós-venda, demorar no feedback, não pensar em produtos específicos para sua clientela, vai sem dúvida contribuir com a insatisfação do seu cliente e com certeza eles não irão se fidelizar.
O que são os clientes quanto se trata de garantir sucesso em uma empresa, não é mesmo?!
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários ou nos envie uma mensagem pelo formulário de contato.