5 truques que irão mudar a sua experiência com o Google Docs
03 ago 2023
por App Marketing

Há quem ainda não conheceu o Google Docs, mas há quem já o adotou como um quase melhor amigo no ambiente de trabalho.

Conhecido por popularizado por ser uma ferramenta para trabalhos coletivos, o Google Docs também é uma excelente alternativa aos tradicionais processadores de texto e planilhas, como Word ou Excel.

Por isso, para te auxiliar no seu processo de trabalho, via um artigo da BBC Brasil com 05 dicas que irão mudar sua experiência com o Google Docs. Uma ótima leitura e vem comigo!

ENTENDENDO O SERVIÇO

Sendo um serviço para web, e disponível também para aparelhos com Android e iOS, que permite ao usuário: criar, editar e visualizar documentos de texto e compartilhá-los com amigos e outros contatos.

Além dessas possibilidades, também é possível trabalhar offline, de modo que possa salvar seus arquivos tanto no modo no drive ou até mesmo instantaneamente, conectado em algum tipo de rede de internet.

05 TRUQUES QUE VOCÊ PRECISA CONHECER SOBRE O GOOGLE DOCS

01 – INSTALE UMA EXTENSÃO PARA TRABALHAR OFFLINE

Aqueles que querem continuar trabalhando em um documento de um lugar onde não tem acesso à rede, ou para evitar distrações, precisará de uma expansão para isso.

Para fazer isso, basta baixar e instalar a extensão “Documentos Google off-line” (Google Docs Offline).

Você pode fazer isso a partir do Chrome – navegador do Google que também é recomendado para usar o Google Docs – acessando “Configurações” (Settings) e selecionando “Extensões” (Extensions).

Uma vez instalada a extensão, você só precisará abrir o documento em que deseja trabalhar, acessar “Arquivo” (File) e selecionar “Ativar acesso offline” (Make available offline).

Isso fará com que todas as alterações feitas sejam salvas localmente para serem sincronizadas com a versão salva na rede quando você estiver conectado novamente, prático não?!

Você pode perceber que está trabalhando offline pelo ícone em forma raio que aparecerá ao lado do nome do documento em uso.

02- TRANSCREVA ÁUDIOS

Está com o tempo corrido que fica difícil até de digitar? Não se preocupe, o Google Docs, tem a à ferramenta de áudio que funciona em mais de 100 idiomas e dialetos diferentes, inclusive em português (Brasil).

Esse recurso é ótimo para quem precisa transcrever longas entrevistas ou gravações, a função de ditado também pode ser usada para transcrever arquivos de áudio.

Para usá-la basta criar um novo arquivo, acessar “Ferramentas” (Tools) e selecionar “Digitação por voz” (Voice typing).

Em seguida, escolha o idioma da transcrição.

Para o Google Docs conseguir “ouvir”, você precisa estar com o microfone ativado.

03. CRIE UM DICIONÁRIO PESSOAL

Sabe aquela expressão ou palavra que você tem costume de falar, mas o dicionário padrão do Google Docs insistir em não reconhecer?

Pois então, há um truque para evitar isso. Basta criar um dicionário personalizado e incluir a expressão ou palavra que você quiser – seja um neologismo, um nome próprio incomum ou termo muito especializado.

Mais uma vez, você precisa acessar “Ferramentas” (Tools) e selecionar “Ortografia” (Spelling and gramar).

Isso vai abrir a opção “Dicionário pessoal” (Personal dictionary), onde você pode começar a adicionar as palavras de acordo com a sua necessidade.

04. RECUPERE SUAS VERSÕES ANTERIORES

Sabe quando você faz uma série de mudanças no texto que está escrevendo, mas percebe que a frase perfeita estava na primeira versão/

Ou talvez simplesmente não concorde com a decisão do coeditor de apagar determinado trecho, repleto de informações essenciais para seu texto.

Por sorte, o Google Docs permite acessar facilmente as diferentes versões de um mesmo documento e, assim, resgatar o que você dava como perdido.

Você só precisa acessar “Arquivo” (File) e selecionar “Histórico de versões” (Version history).

Isso permite que você nomeie a versão em que está trabalhando, para facilitar a localização posterior, ao clicar em “Ver histórico de versões” (também acessível pelo atalho Ctrl + Alt + Shift + H).

Se você não tiver nomeado, as diferentes versões salvas serão identificadas pela data e hora de criação, conveniente, certo?

05. EXPERIMENTAR FONTES DIFERENTES

Quando você começa a trabalhar em um documento, o Google permite que você escolha entre 22 fontes diferentes, incluindo as clássicas Arial, Times New Roman e Verdana.

Mas um simples clique em “Mais fontes”, que aparece quando você abre o menu de opções disponíveis, dá acesso a um verdadeiro tesouro tipográfico.

Se você está apenas explorando as possibilidades, pode colocá-las em ordem alfabética ou ordená-las por popularidade, data de inclusão ou tendências.

Caso encontre alguma que goste, também pode baixar para o seu computador e usar em outros programas ou momentos.

O tipo de letra não é, no entanto, o único recurso ao qual você pode recorrer para personalizar um documento.

O Google Docs também oferece a possibilidade de usar diferentes “níveis” de texto para distinguir entre texto normal, legendas e títulos.

E com isso, encerramos aqui as dicas para tirar mais proveito da experiência com o Google Docs.

Mas deixo aqui também, alguns dos materiais educativos que produzimos em nosso blog, para te oferecer a melhor experiência no meio digital.

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