8 fatores que comprovam o crescimento do e-commerce no Brasil
03 ago 2023
por Marina Ribeiro

O BRASIL É UM DOS PAÍSES QUE REGISTRA AS MAIORES TAXAS DE CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NO MUNDO. E OS GRANDES RESPONSÁVEIS POR ISSO SÃO AS PEQUENAS E MÉDIAS LOJAS VIRTUAIS.

Um dos fatores desse crescimento é o maior acesso a internet e aos dispositivos móveis.
Saiba como levar sua e-commerce a falência em 7 passos.
Confira 8 fatores que comprovam o crescimento do e-commerce no Brasil.

O CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NO BRASIL FOI DE 12%

O comércio eletrônico, em 2017, teve crescimento de 12% em relação a 2016.
Além disso, o e-commerce brasileiro deve crescer 15% em 2018 em relação ao mesmo período do ano passado, com previsão de faturamento de R$ 69 bilhões.

O FATURAMENTO DO SETOR ALCANÇOU R$ 47,7 BILHÕES, EM 2017

O faturamento do e-commerce, em 2017, foi de R$ 47,7 bilhões. Isso representa aumento de 7,5% em relação a 2016, quando o setor registrou R$ 44,4 bi.
Esse aumento dos números se deve aos 111,2 milhões de pedidos feitos nos e-commerces, ante 106,3 milhões do ano anterior. Isso é uma expansão de 5%.

EM 2017 O NÚMERO DE CONSUMIDORES CHEGOU A 55,15 MILHÕES

A quantidade de consumidores ativos no país passou de 47,93 milhões, em 2016, para mais de 55 milhões em 2017. Esses dados representam  um aumento de aproximadamente 15%.
Os clientes ativos brasileiros realizaram pelo menos uma compra digital no ano.

CRESCIMENTO DO DISPOSITIVO MOBILE PARA REALIZAR AS COMPRAS

27,3% das compras em 2017 foram feitas por  tablets ou smartphones. Isso reforça a expansão desses canais na preferência dos consumidores.

O MARKETPLACE FOI RESPONSÁVEL POR 31,5% DAS VENDAS

Em 2017 houve o  fortalecimento das transações realizadas em marketplaces.
Considerando o mercado total de bens de consumo, o segmento atingiu R$ 73,4 bilhões. O crescimento foi de 21,9% em relação a 2016.

COMPRAS À VISTA CRESCERAM E REPRESENTAM 49,8% DO TOTAL DAS VENDAS

49,8% das compras feitas em 2017, foram pagas à vista.
E as transações parceladas em 2 ou 3 vezes representam 18,7% do volume total, enquanto parcelamentos entre 4 e 12 vezes significam 31,5%.

58,5% DAS VENDAS FORAM PARA VISITANTES QUE RETORNARAM

58,5% das vendas realizadas em 2017, foram para visitantes que retornaram aos e-commerces. E cerca de  41,5% das operações são de clientes novos.
Esses dados significam que as lojas virtuais estão conseguindo uma maior aproximação com seus consumidores e reforçando seus relacionamentos.
Porém, cerca de  77% dos clientes fez uma só compra no ano e isso indica a necessidade de um maior esforço dos comerciantes em elevar a taxa de recorrência nas aquisições.
Perfil dos compradores é majoritariamente feminino

As compras realizadas por mulheres são predominantes nas compras online realizadas em 2017
A participação feminina foi de 50,6%, contra 49,4% da masculina.
*Todos os dados foram baseados nas pesquisas realizadas pelo Atlas, Ebit e Elo.

FICOU ALGUMA DÚVIDA? DEIXE NOS COMENTÁRIOS.

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

Posts Relacionados