Você vem adotando diferentes ações para aumentar o desempenho do seu negócio, mas está com dificuldades em obter bons resultados? 

Em muitos casos, essa dificuldade em atingir resultados eficientes pode estar diretamente relacionada à falta conhecimento aprofundado sobre o público da sua empresa.

Para te ajudar a reverter esta situação, neste artigo, vamos mostrar estratégias essenciais para entender o comportamento dos consumidores e assim otimizar as ações realizadas pela empresa.

Por que entender o comportamento dos consumidores é tão importante?

Com os avanços constantes na tecnologia, a maneira como os consumidores se comportam vem mudando de forma expressiva. 

Um exemplo claro disso, está no modo como são feitas as compras hoje em dia. Antigamente era muito comum, que o consumidor fosse em diversas lojas buscando um orçamento antes de fazer a compra de um produto. 

Hoje em dia, basta apenas alguns cliques para que o consumidor possa descobrir o valor do produto, suas especificações, os comentários de outros clientes que já compraram aquele determinado produto, valor do frete entre outras diversas informações. 

Com tantas mudanças acontecendo no comportamento dos consumidores, antigas práticas de Marketing e de vendas precisam ser adaptadas, para suprir as demandas atuais do público.

Mas afinal, como entender o consumidor pode melhorar o desempenho da sua empresa? 

Quando sua empresa conhece bem quem é o seu consumidor, tem a oportunidade de direcionar melhor as ações de Marketing Digital e, com isso, obter resultados mais eficientes.

Imagine você tenha um e-commerce de bolsas femininas. Ao fazer uma pesquisa aprofundada sobre os consumidores, você descobre informações importantes sobre o seu perfil, como por exemplo:

  • A região onde moram os clientes ;
  • A faixa etária e o poder aquisitivo; 
  • Qual a finalidade de uso dos produtos, se comprar uma bolsa ou acessório para trabalhar ou para passeio, por exemplo;
  • Quais as datas do ano mais propensa para vendas; 
  • Quais as cores e modelos tem maior procura, entre outras informações.

Com todos estes dados você pode desenvolver a Persona do seu negócio (Ou cliente ideal como costumamos chamar em Marketing Digital), e assim criar campanhas, conteúdos para as redes sociais, e-mail marketing mais específicas. 

Dessa forma, você pode focar suas ações de Marketing Digital, em pessoas que de fato tenham potencial de compra.    

3 Recursos para entender melhor o comportamento dos consumidores 

Veja algumas dicas práticas, de como entender o comportamento

dos consumidores:  

1 – Faça pesquisas

O primeiro passo para entender de maneira ampla quais são os interesses, gostos, opiniões dos consumidores é fazendo pesquisas. 

Você pode utilizar formulários simples, utilizando a ferramenta Google Forms por exemplo, para enviar uma pesquisa de satisfação aos clientes, ou interesses de compra para o seu público ideal. 

2- Mantenha um diálogo com o público

É importante também manter uma relação direta com o público. No Instagram da sua empresa, por exemplo, é possível criar questionários e enquetes, como forma de interagir com o público e entender melhor seus interesses.  

3- Automatize o seu sistema 

Uma das maneira eficientes de entender o comportamento do público, é através da automação do seu sistema. 

Por meio do nosso sistema APP Cross Channel, é possível encontrar seus contatos mais engajados em todos os canais como aplicativo, site, redes sociais e outros. E assim se relacionar com eles por meio de mensagens programadas.

Nós da App Marketing podemos ajudar o seu negócio!

Como você pode acompanhar ao longo do artigo, entender o comportamento do consumidor é de fundamental importância para o desempenho do seu negócio. 

Mas com o auxílio das ferramentas adequadas, é possível obter grandes resultados. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre APP Cross Channel, e saiba como esta ferramenta pode contribuir com sua empresa.