Você envia e-mail marketing? Confira os maiores erros que sua empresa pode estar cometendo
03 ago 2023
por Marina Ribeiro

ENVIAR E-MAILS É UM PROCEDIMENTO FÁCIL, COMUM E MUITO UTILIZADO NO NOSSO DIA-A-DIA. MAS QUANDO UTILIZAMOS EM UM AMBIENTE COMERCIAL, COMO MECANISMO DE CAPTAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES, É COMPLETAMENTE DIFERENTE.

Quando uma empresa faz uso do e-mail marketing, mesmo utilizando as melhores plataformas e software, é comum cometer alguns erros que podem destruir toda uma campanha e acabar por ganhar “má fama” nesse ramo.
Você leitor, muito provavelmente já recebeu ou recebe diariamente e-mails marketing de assuntos e empresas diversas. Talvez você com seus olhos de empreendedor, não tenha reparado erros graves ao longo dessas mensagens e pode estar cometendo os mesmos deslizes.
Mas nós, não só reparamos esses erros diariamente, como vamos listar os principais abaixo, para que você não caia nessa margem de insucesso com o uso errado do e-mail marketing.

ENVIAR SPAM

Não tem nada mais inconveniente que abrir seu e-mail e sua caixa de mensagens está lotada de spam. Eu posso te garantir que o efeito causado não é o desejado!
Coletar e-mails de outra fonte, que não a sua, não é a melhor opção para quem quer construir uma boa base de clientes.
Toda vez que alguém denunciar o seu e-mail como um spam, o seu domínio receberá penalidade que o deixará com péssima reputação.
Isso só irá te trazer prejuízos ao longo do tempo, pois dificulta que seus e-mails cheguem na caixa de entrada dos seus clientes.

NÃO TER PERMISSÃO DO CONTATO PARA ENVIAR MENSAGENS

Esse segundo problema é um complemento do primeiro problema que apresentamos.Um dos principios fundamentais de quem lida com-email marketing é trabalhar com contatos opt-in, ou seja, trabalhar apenas com pessoas que realmente optaram por receber suas mensagens.
Não ter permissão dos contatos para enviar as mensagens é um dos maiores erros cometidos.
São muitas as maneiras de conseguir o endereço de e-mail dos seus clientes, a principal delas é através de cadastros, caso ele deseje receber suas mensagens.

ASSUNTO DE E-MAIL MUITO LONGO

Escrever textos de anúncio, pode não ser tão fácil como parece. Quando se vai criar o assunto do seu e-mail, deve-se lembrar que é muito importante produzir um conteúdo que torne a sua mensagem irresistível.
O seu texto não deve ser muito extenso. Crie algo que seja curto e direto e ao mesmo tempo auto-explicativo.
Se o assunto do seu e-mail não for interessante o suficiente, seu assinante pode ignorar a sua mensagem.

ENVIAR POUCOS E-MAILS

A ideia principal é criar um relacionamento com seu leitor, dessa forma, deve-se manter uma frequência razoável de envio dos emails.
Na mesma perspectiva, não se deve também, encher a caixa de mensagens do seu assinante diariamente.
Você deve estabelecer um equilíbrio e com isso criar uma relação saudável entre os seus e-mails e assinantes. Uma opção seria, no momento do cadastro, o seu cliente escolher quantos conteúdos ele quer receber por mês/semana ou ainda, com ajuda de uma plataforma de automação, que o seu contato receba e-mails de acordo com a quantidade de abertura e cliques nos seus emails.

NÃO PROPORCIONAR INTERATIVIDADE

A interatividade em e-mail marketing deve ser orgânica como em todos os outros setores da sua empresa.
Se o seu assinante não sentir que o seu voto realmente será levado em conta e de que a sua opinião é importante, a interatividade pode acabar ai.
O importante é que a comunicação com o usuário possa fluir continuamente, como numa conversa. Por meio de um endereço, por exemplo, para o qual o assinante possa responder literalmente a mensagem recebida, ou através de um chat.

IGNORAR O MOBILE

Esse assunto não é novidade para ninguém que acompanha nossas postagens, mas vamos falar mais um pouco sobre.
Saiba mais como o site responsivo pode ajudar o seu negócio a crescer
Não otimizar seus email para dispositivos móveis é um dos erros mais comuns e mais prejudiciais do e-mail marketing.

Estudos apontam que 43% das pessoas verificam e-mails em seus dispositivos móveis diariamente. Ignorar esse fato é um grande erro!!

Isso quer dizer que se o seu e-mail não estiver otimizado para dispositivos móveis, seus assinante poderão não ler suas mensagens
O layout precisa ser “amigável para celular”, ou seja, com um design fluido, para que ele se ajuste a qualquer dispositivo em que ele é visto ou “responsivo”, para que o código do email seja inteligente o suficiente para mostrar uma versão que se adapta a qualquer dispositivo.

NÃO USAR IMAGENS EM SEUS E-MAILS.

As imagens falam muito!
A comunicação visual tem um apelo muito grande em nossas vidas, basta olhar para quantas propagandas você vê diariamente. A imagem de fato tem o poder de despertar o interesse.
Muitos pensam que se utilizar imagem em e-mail marketing a mensagem pode cair em spam… mas, não é bem assim. Basta saber usar a imagem da maneira certa e da forma correta. Não apenas como algo ilustrativo, mas sim um complemento atrativo para seu conteúdo.
Uma boa maneira de fazer uma gestão eficiente dos emails, mensurar entregas e não ser listado negativamente como spam, é a utilização de plataformas de automação de Marketing como a App Cross Channel, da App Marketing.

Aqui na empresa, utilizamos a plataforma como ferramenta de automação de e-mails, CRM e atração de leads. Além disso foi possível entender quais são as informações que nossos clientes desejam receber. O resultado disso é o aumento das taxas de abertura e clique nos e-mails que enviamos.

Se quiser saber mais sobre nossa plataforma de automação de marketing entre em contato conosco.

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

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