Storytelling, a arte de atrair clientes por histórias
03 ago 2023
por App Marketing

Nós já falamos de algumas estratégias que ajudam a obter resultados através do marketing e agora trouxemos mais uma, que é a do Storytelling e como ele pode contribuir para atrair mais público.

Acompanhe neste artigo como surgiu o Storytelling e algumas dicas de como aplicá-lo de forma estratégica em seu plano de marketing atraindo mais clientes. Tenha uma boa leitura!

O TERMO “STORYTELLING” 

Do inglês, “story” significa história e “telling” é um termo em inglês. “Story” significa história e “telling”, contar, mas contar o quê? 

Mais do que uma mera narrativa, o storytelling pode ser considerado como uma arte de contar histórias usando técnicas específicas, inspiradas de roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível. 

Para uma história conseguir reter a atenção de quem for ler, ouvir, entre outros (o storytelling não é apenas texto) é preciso que ela seja bem articulada, com começo, desenvolvimento e final específicos, marcando o leitor e ficando em sua memória. 

COMO CRIAR UMA “BOA” HISTÓRIA?

Para criar uma boa estratégia fazendo uso do storytelling, você pode utilizar de alguns fatores, como:

  • vocabulário;
  • enredo inteligente e provocativo;
  • personagens que representam anseios, dores e a realidade de quem estará lendo sua mensagem em questão e 
  • além de elementos e suporte visual.

Tudo isso, ajuda a criar uma história que gera aproximação do público, de modo que ele venha se identificar com ela e assim entreter e persuadir o seu receptor, como nos gatilhos mentais.

Mais acima, quando digo que storytelling não é só texto, é porque alguns recursos de suporte visual como imagens, ilustrações, vídeos e similares podem ser utilizados para dar vida a sua história.

O STORYTELLING NA PRÁTICA

Agora que você já sabe o que é e como criar uma boa estratégia para seu storytelling, vamos ver como aplicá-lo no marketing digital?

Você pode criar diferentes formas para encantar o seu público digital, entre elas:

  • Vlogs, contando a rotina da sua empresa ou até mesmo de como seu produto/serviço é produzido e distribuído
  • Blogposts, traga cases reais para seus clientes e não economize na hora de contar a história, afinal, quanto mais próximo da realidade do cliente, mais chances de conseguir a sua fidelidade.
  • Utilize as ferramentas como IGVT do Instagram e Facebook para se aproximar do seu público também com histórias que possam fazer eles se identificarem com o perfil da empresa.

Essas são algumas de várias dicas que você pode ter par levar o storytelling como uma estratégia para fidelizar clientes.

Se você já conhecia essas tática deixe aqui nos comentários algumas dicas que gostaria de compartilhar. Caso ainda não conhecia, está esperando o quê para começar a contar histórias?!

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

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