Nós já falamos de algumas estratégias que ajudam a obter resultados através do marketing e agora trouxemos mais uma, que é a do Storytelling e como ele pode contribuir para atrair mais público.
Acompanhe neste artigo como surgiu o Storytelling e algumas dicas de como aplicá-lo de forma estratégica em seu plano de marketing atraindo mais clientes. Tenha uma boa leitura!
O TERMO “STORYTELLING”
Do inglês, “story” significa história e “telling” é um termo em inglês. “Story” significa história e “telling”, contar, mas contar o quê?
Mais do que uma mera narrativa, o storytelling pode ser considerado como uma arte de contar histórias usando técnicas específicas, inspiradas de roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.
Para uma história conseguir reter a atenção de quem for ler, ouvir, entre outros (o storytelling não é apenas texto) é preciso que ela seja bem articulada, com começo, desenvolvimento e final específicos, marcando o leitor e ficando em sua memória.
COMO CRIAR UMA “BOA” HISTÓRIA?
Para criar uma boa estratégia fazendo uso do storytelling, você pode utilizar de alguns fatores, como:
- vocabulário;
- enredo inteligente e provocativo;
- personagens que representam anseios, dores e a realidade de quem estará lendo sua mensagem em questão e
- além de elementos e suporte visual.
Tudo isso, ajuda a criar uma história que gera aproximação do público, de modo que ele venha se identificar com ela e assim entreter e persuadir o seu receptor, como nos gatilhos mentais.
Mais acima, quando digo que storytelling não é só texto, é porque alguns recursos de suporte visual como imagens, ilustrações, vídeos e similares podem ser utilizados para dar vida a sua história.
O STORYTELLING NA PRÁTICA
Agora que você já sabe o que é e como criar uma boa estratégia para seu storytelling, vamos ver como aplicá-lo no marketing digital?
Você pode criar diferentes formas para encantar o seu público digital, entre elas:
- Vlogs, contando a rotina da sua empresa ou até mesmo de como seu produto/serviço é produzido e distribuído
- Blogposts, traga cases reais para seus clientes e não economize na hora de contar a história, afinal, quanto mais próximo da realidade do cliente, mais chances de conseguir a sua fidelidade.
- Utilize as ferramentas como IGVT do Instagram e Facebook para se aproximar do seu público também com histórias que possam fazer eles se identificarem com o perfil da empresa.
Essas são algumas de várias dicas que você pode ter par levar o storytelling como uma estratégia para fidelizar clientes.
Se você já conhecia essas tática deixe aqui nos comentários algumas dicas que gostaria de compartilhar. Caso ainda não conhecia, está esperando o quê para começar a contar histórias?!