Saiba como melhorar o engajamento em suas ações de Marketing Digital
03 ago 2023
por Marina Ribeiro

Estar presente nas Redes Sociais, ter um blog, enviar e-mail marketing, ou até mesmo ter um site para sua empresa, são alguns dos primeiros passos, para inserir o seu negócio no meio digital.

No entanto, para aumentar a visibilidade da sua empresa e alavancar os resultados do seu negócio através das ações de Marketing Digital , é fundamental construir um relacionamento com o público, por meio de estratégias eficientes.

Que permitam ampliar o engajamento através dos canais da sua empresa, ou seja, aumentar o número de comentários, curtidas, compartilhamentos e outras formas de interação realizadas pelo público.

E para ajudar você a entender melhor sobre esse assunto, neste artigo, vamos mostrar como é possível aumentar o engajamento, nas ações de Marketing Digital da sua empresa. Não deixe de acompanhar essa leitura!

» CONHEÇA DE FATO QUEM É A PERSONA

Se você acompanha os artigos aqui do blog, já deve ter percebido que sempre falamos da importância de conhecer, quem de fato é a Persona – o público ideal do seu negócio, para desenvolver uma estratégia de Marketing Digital eficiente. Não é mesmo?

Isso porque ao entender melhor o comportamento do seu público, é possível direcionar melhor as ações, entregando o conteúdo certo, no momento adequado. E além disso, desenvolver campanhas ainda mais segmentadas e produtivas.

Como desenvolver uma Persona

Para desenvolver uma Persona, é fundamental pesquisar. Converse com seus clientes ou faça um levantamento a partir da sua audiência. Verifique dados como:

● A faixa etária
● Localização
● Profissão
● Dados da família
● Escolaridade
● Quais seus principais desafios
● Quais suas metas

Analise também outros dados que possam contribuir, para desenvolvimento da sua Persona. A partir dessas informações, crie um Personagem semi – fictício que seja uma representação do seu cliente ideal. Como por exemplo:

Marcos, 42 anos advogado. Mora em São Paulo capital, é casado e pai de 2 filhos. Possui um pequeno escritório de advocacia e quer aumentar a visibilidade do seu negócio, por meio de campanhas de Marketing multicanais. No entanto, ainda não sabe quais recursos pode utilizar.

» DESENVOLVA UM CONTEÚDO RELEVANTE

Outro ponto importante, que irá ajudar a aumentar o engajamento em suas ações, é desenvolver conteúdos relevantes para o público.

Nesse sentido, ao desenvolver os conteúdos, seja para as Redes Sociais, blog ou e-mail marketing. Algo que pode ajudar a desenvolver os conteúdos e pensar em como ajudar a resolver os problemas da sua Persona.

Formatos de conteúdos

Você ou sua equipe podem criar tutoriais, guias, dicas, newsletter, vídeos. Enfim, diversos formatos de conteúdos, que estejam alinhados com as necessidades do cliente ideal – a persona do seu negócio.

» MANTENHA UM DIÁLOGO COM O SEU PÚBLICO

Para construir um relacionamento com o público, e com isso ampliar o engajamento, é fundamental manter um diálogo com as pessoas. Esteja ativo e converse com os seguidores:

Faça perguntas, sobre algo que está acontecendo no mercado ou mesmo situações do cotidiano.

Faça lives ou desenvolva vídeos para o canal no YouTube, que oferecem conteúdos relevantes. Você também pode convidar pessoas que tenham autoridade na área, para participar desses vídeos.

Além disso, uma prática bastante comum entre as empresas é desenvolver guest post – publicar um conteúdo em blog de uma empresa parceira.

Lembre-se que manter a interação com o público é fundamental para o engajamento. Por isso, procure responder os comentários e as mensagens, enviadas pelos seguidores. Afinal, essas ações demonstram a preocupação que sua empresa tem com público.

» ANALISE SEMPRE OS RESULTADOS

Para compreender se as ações de Marketing Digital que sua empresa está desenvolvendo, estão trazendo retorno esperado, é necessário analisar os resultados de perto.

As Redes Sociais e Blogs, costumam oferecer dados e indicadores dentro de suas plataformas, que apontam a interação dos usuários com os conteúdos publicados. Como número de visitas, impressões, alcance e outros.

Com base nessas informações, é possível verificar o que tem dado certo e direcionar melhor suas ações, que não obtiveram um retorno positivo.

Como você pode acompanhar nessa leitura

Definir a persona da sua empresa de forma adequada, desenvolver um conteúdo relevante, manter um diálogo com o público e analisar os resultados, são formas eficientes de ampliar a interação com os usuários, e ter um melhor engajamento em suas ações de Marketing Digital.

Vale a pena ressaltar, que não existe um padrão a ser seguido, por isso é importante avaliar as necessidades do seu público, e dessa forma direcionar quais as ações deverão ser desenvolvidas de forma mais segmentada.

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Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

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