PARA QUEM ATUA NO MERCADO DE NEGÓCIOS DIGITAIS FAZER BOAS PARCERIAS PODE SER UMA ESTRATÉGIA MUITO IMPORTANTE PARA EXPANDIR O ALCANCE DA SUA EMPRESA.
Em um mercado digital cada vez mais competitivo, formar parcerias com outras empresas é uma ótima maneira de expandir o negócio e atrair uma clientela mais abrangente.
Atualmente, o mercado oferece diversos ambientes para que essas conexões aconteçam. As redes sociais podem te conectar com pessoas no mundo todo.
Confira 5 dicas que vão te ajudar a atrair mais clientes no mercado online.
As parcerias precisam ser vantajosas para todos os envolvidos, sendo uma troca onde cada um oferece o que tem de melhor.
Essa prática faz com que as empresas cooperam uma com a outra de forma a obter crescimento e potencializar suas respectivas marcas no mercado.
Uma parceria no universo digital oferece grandes possibilidades de desenvolvimento para as empresas envolvidas, que a partir dela não possuem a necessidade de realizar grandes investimentos para atrair um novo público.
Mas nem sempre é fácil encontrar um bom parceiro e fazer um bom negócio.
Confira nossas dicas. Elas podem te ajudar a encontrar o parceiro perfeito e fazer das parcerias um trunfo para o seu negócio.
» IDENTIFIQUE POSSÍVEIS E BOAS PARCERIAS.
Para uma parceria de negócios render bons frutos ela precisa ser vantajosa para todos os envolvidos. Por isso, antes de fechar uma parceria deixe claro o que cada parte tem a ganhar com esta associação.
Identifique quais as competências faltam a você, quais delas podem ser desenvolvidas internamente e quais poderia alavancar por meio de parcerias.
O seu objetivo nessa etapa é descobrir as práticas que podem ser integradas aos seus processos, para gerar uma vantagem competitiva para seu empreendimento.
» FECHE PARCERIAS COM EMPRESÁRIOS QUE PENSEM COMO VOCÊ
Quando você já tiver identificado as pessoas e empresas que podem render bons frutos, é hora de pensar em alianças mais fortes e duradouras.
Você deve levar em conta os valores e princípios éticos com os quais já trabalha e verificar em sua rede onde eles também se encontram.
Procure líderes e empreendedores que estejam alinhados com seus valores e crenças. Isto refletirá no futuro de suas negociações de forma impactante.
Empresas de maior porte com administração tradicional e hierarquia bem definida podem ter dificuldade de se associar a empresas com horários mais flexíveis e processos menos rígidos.
» TENHA EM MENTE QUE GANHO NÃO SE RESUME APENAS A DINHEIRO.
Nem sempre o ganho com a parceria se reverte em dinheiro no caixa de forma imediata. Pode ser que a sua empresa receba o benefício em treinamento, expertise, marketing ou outro ganho.
Por isso, não descarte parcerias sem pesar os ganhos intangíveis. Muitas vezes são estes que vão te levar mais à frente no negócio em tempos de dificuldade.
Fique por dentro das melhores maneiras de divulgar sua empresa pela internet.
» TENHA PACIÊNCIA E MENSURE OS RESULTADOS DA SUA PARCERIA.
A fase inicial de uma parceria, requer paciência. O seu parceiro pode demorar certo tempo para começar a trazer resultados para a sua empresa.
Agora, se por um lado é preciso ter paciência para esperar retorno de seus parceiros, por outro é preciso ficar sempre atento e fazer constantes avaliações da parceria.
Se você perceber que seus parceiros não estão na mesma sintonia que você e não estão empenhadas da mesma forma, talvez seja necessário de reconsiderar esta parceria.
As parcerias devem ser vantajosas para os dois lados sempre, caso contrário, algo está errado, a parceria está fugindo do seu princípio inicial!
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.