Pense em quantas vezes você perguntou a um familiar, amigo, ou mesmo fez uma pesquisa rápida na internet, antes de comprar um determinado produto ou contratar um serviço.
De fato, as recomendações de outras pessoas ratificando a qualidade um determinado produto ou serviço, ou seja, a prova social de que realmente vale a pena adquirir um produto ou serviço, pode ser decisivo no processo de compra.
Mas você sabe como implementar a prova social, em sua estratégia de Marketing?
Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é o gatilho mental da prova social, e como usá-lo a favor da empresa.
O que são gatilhos mentais? E o gatilho da prova Social, o que é?
De uma forma resumida os gatilhos mentais, são considerados atalhos que o nosso cérebro usa para facilitar as tomadas de decisões. No caso do gatilho mental da prova social, nosso cérebro induzido a realizar determinada ação baseado na ação coletiva.
A prova social é uma prática bastante utilizada há tempos, conhecida também como o famoso boca a boca. E através dos meios digitais vem ganhando novas configurações, seja por meio de comentários, avaliações, recomendações, críticas positivas entre outras ações que os clientes executam em favor da sua empresa.
Um exemplo prático disso, é na hora de realizar a compra de um produto em um e-commerce. Você entra no site, vê a descrição, mas para ter certeza se as informações procedem, vai automaticamente no campo de comentários e avaliações de outros compradores.
Saiba mais sobre gatilhos mentais, acessando também nosso artigo: https://appmarketing.com.br/2019/03/26/gatilhos-mentais-saiba-o-que-sao-e-veja-3-exemplos-para-aplicar-e-acelerar-suas-vendas/
Por que a prova social é tão relevante?
Com cada vez mais pessoas conectadas às Redes Sociais e outros canais digitais, mencionando positivamente sua empresa, maiores são as chances do seu negócio se destacar como autoridade. E consecutivamente quanto mais for falado sobre sua empresa, a tendência de se destacar e vender também são maiores.
Como obter ações e usar a Prova Social
Fazer com que o seu cliente fale bem da sua empresa de forma espontânea é possível, mas essa é uma prática que pode demandar mais tempo. Mas para facilitar e até mesmo agilizar este processo, existem algumas medidas que sua empresa pode adotar a fim de trazer mais menções positivas para a sua empresa.
- Pedir para os clientes deixarem seu depoimento sobre o produto ou serviço da sua empresa.
- Deixar um campo disponível no seu e-commerce ou site para avaliação
- Estimular a interação através das redes sociais, respondendo comentários ou fazendo enquetes, entre outras ações.
Com todos esses dados, sempre que possível desenvolva artigos em seu blog, publicações nas redes sociais utilizando as menções positivas. Promova também as menções positivas através de e-mail marketing e campanhas patrocinadas.
Outra forma de usar este recurso a favor do seu negócio é através do formato de conteúdo, “Case de Sucesso” . Que detalha os resultados positivos que sua empresa promoveu para o cliente.
O que fazer quando os comentários negativos aparecem
Apesar das menções positivas serem de grande importância para o seu negócio, não há como evitar comentários negativos também, pois eles fazem parte do processo de crescimento de qualquer empresa. Afinal, nem sempre é possível agradar a todos, não é mesmo?
Mas com a implementação da prática adequada, em alguns casos, é possível redirecionar o resultado desses comentários negativos e usá-los em favor do seu negócio.
Por isso, esteja sempre pronto a ouvir o que o cliente tem a dizer. Responda e solucione o seu problema, dúvida, ou reclamação o mais prontamente possível, de maneira educada. Mesmo que a outra parte seja grosseira.
Caso o assunto seja mais complexo, procure encaminhar a conversa para o privado. Dessa forma, os outros clientes e seguidores verão o posicionamento eficaz da empresa, e terão mais confiança em estabelecer contato, apesar dos comentários negativos.
Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre outros temas relevantes em nosso blog.