Principais dicas de como aumentar a taxa de abertura de e-mails
02 ago 2023
por Marina Ribeiro

Campanha de e-mail marketing é, sem dúvida, uma das principais formas de ampliar os resultados das suas estratégias de Marketing. 

No entanto, depois de muito planejar na hora de colocar a campanha em prática, é muito comum que você acaba se sentindo frustrado quando não vê os resultados que tanto esperava.

Mas a boa notícia é que existem algumas dicas simples que você pode começar a adotar em suas campanhas, que vão fazer com que a taxa de abertura dos e-mails aumente efetivamente.

No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância das estratégias de e-mail marketing, como calcular a taxa de abertura e mostrar algumas práticas que contribuem para o aumento da taxa de abertura de e-mail marketing.

Qual a importância  da  estratégia de e-mail marketing?

Embora muitas pessoas não saibam,o e-mail marketing é uma das mais importantes estratégias de marketing  da atualidade.

Isso porque, através dos e-mails é possível construir um relacionamento com o público, e direcionar melhor sua base de Leads dentro da jornada de compra.

Na prática, através dos e-mails bem direcionados você pode aumentar a visibilidade da sua marca, nutrir sua base de Leads, e preparar o público para o estágio final de compra do seu produto ou serviço.

Como calcular a taxa de abertura?Por que devemos acompanhar de perto?

A fórmula para calcular a taxa de abertura é bastante simples:

Taxa de abertura de email = emails abertos / (emails enviados – emails rejeitados)

Com base nos resultados advindos desse cálculo, é possível identificar quais os melhores horários para envio de e-mail. Entender se sua campanha está de fato cumprindo com propósito.

Resultados da taxa de abertura servem como uma espécie de termômetro, que demonstram se o desenvolvimento das estratégias estão adequados ou se precisam ser aprimorados. 

5 dicas práticas para aumentar a taxa de abertura de e-mail:

Em meio a grande quantidade de e-mails recebidos todos os dias, nem sempre é fácil fazer com que o usuário tenha interesse em abrir o  e-mail enviado pela sua empresa.

Nesse sentido, existem algumas estratégias simples que você pode adotar durante o desenvolvimento dos e-mails a fim de fazer com que o usuário se sinta interessado em abri-lo.

1- Atenção ao timing é fundamental!

Como você bem sabe, assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, o envio de e-mails precisa ser elaborado e projetado.

Dessa forma, é importante que você fique atento ao timing durante a entrega do e-mail. Ou seja, fazer o envio de e-mail, no tempo certo dentro da jornada de compras. 

Para saber mais a respeito do assunto acompanhe também nosso conteúdo: Entenda a jornada de compra do seu cliente e venda mais!

2- Crie um bom relacionamento com os usuários 

Criar um relacionamento com usuários é um fator importante que pode determinar a abertura ou não no e-mail da sua empresa. 

Isso porque, quanto mais familiarizado o usuário esteja com as estratégias desenvolvidas pelo seu negócio, maior a probabilidade dele se interessar em abrir o conteúdo que você está enviando. 

Nesse sentido, é importante ressaltar a necessidade de constância nos  envios de e-mail para a sua base lead.

3- Atenção ao remetente

A confiança é sem dúvida um dos principais fatores que fazem com que o usuário abra o e-mail. Por isso, é importante que ele identifique imediatamente quem é o remetente.

Uma boa estratégia, é além de colocar o nome da pessoa responsável pelo envio de meios, colocar também de onde está sendo enviado esse meio, como por exemplo: Remetente:  João App Marketing 

4- Seja criativo ao desenvolver o assunto!

Assunto criativo tende a despertar a curiosidade do usuário. Nesse sentido vale a pena despender algum tempo apenas na criação do assunto no e-mail.  

5- Detalhes que fazem toda a diferença

De nada adianta criar um  assunto atrativo, se quando ao abrir o e-mail o  usuário perceba diversos erros, tenha dificuldade de visualizar as imagens e o conteúdo que você está interessado em passar, entre outros problemas. 

Contar com apoio profissional, faz toda a diferença para o desenvolvimento das suas campanhas de e-mail Marketing. Nós da App Marketing estamos aqui para ajudar o seu negócio. 

Entre em contato conosco e conheça mais a respeito de nossas soluções e serviços. 

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

Posts Relacionados