Campanha de e-mail marketing é, sem dúvida, uma das principais formas de ampliar os resultados das suas estratégias de Marketing.
No entanto, depois de muito planejar na hora de colocar a campanha em prática, é muito comum que você acaba se sentindo frustrado quando não vê os resultados que tanto esperava.
Mas a boa notícia é que existem algumas dicas simples que você pode começar a adotar em suas campanhas, que vão fazer com que a taxa de abertura dos e-mails aumente efetivamente.
No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância das estratégias de e-mail marketing, como calcular a taxa de abertura e mostrar algumas práticas que contribuem para o aumento da taxa de abertura de e-mail marketing.
Qual a importância da estratégia de e-mail marketing?
Embora muitas pessoas não saibam,o e-mail marketing é uma das mais importantes estratégias de marketing da atualidade.
Isso porque, através dos e-mails é possível construir um relacionamento com o público, e direcionar melhor sua base de Leads dentro da jornada de compra.
Na prática, através dos e-mails bem direcionados você pode aumentar a visibilidade da sua marca, nutrir sua base de Leads, e preparar o público para o estágio final de compra do seu produto ou serviço.
Como calcular a taxa de abertura?Por que devemos acompanhar de perto?
A fórmula para calcular a taxa de abertura é bastante simples:
Taxa de abertura de email = emails abertos / (emails enviados – emails rejeitados)
Com base nos resultados advindos desse cálculo, é possível identificar quais os melhores horários para envio de e-mail. Entender se sua campanha está de fato cumprindo com propósito.
Resultados da taxa de abertura servem como uma espécie de termômetro, que demonstram se o desenvolvimento das estratégias estão adequados ou se precisam ser aprimorados.
5 dicas práticas para aumentar a taxa de abertura de e-mail:
Em meio a grande quantidade de e-mails recebidos todos os dias, nem sempre é fácil fazer com que o usuário tenha interesse em abrir o e-mail enviado pela sua empresa.
Nesse sentido, existem algumas estratégias simples que você pode adotar durante o desenvolvimento dos e-mails a fim de fazer com que o usuário se sinta interessado em abri-lo.
1- Atenção ao timing é fundamental!
Como você bem sabe, assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, o envio de e-mails precisa ser elaborado e projetado.
Dessa forma, é importante que você fique atento ao timing durante a entrega do e-mail. Ou seja, fazer o envio de e-mail, no tempo certo dentro da jornada de compras.
Para saber mais a respeito do assunto acompanhe também nosso conteúdo: Entenda a jornada de compra do seu cliente e venda mais!
2- Crie um bom relacionamento com os usuários
Criar um relacionamento com usuários é um fator importante que pode determinar a abertura ou não no e-mail da sua empresa.
Isso porque, quanto mais familiarizado o usuário esteja com as estratégias desenvolvidas pelo seu negócio, maior a probabilidade dele se interessar em abrir o conteúdo que você está enviando.
Nesse sentido, é importante ressaltar a necessidade de constância nos envios de e-mail para a sua base lead.
3- Atenção ao remetente
A confiança é sem dúvida um dos principais fatores que fazem com que o usuário abra o e-mail. Por isso, é importante que ele identifique imediatamente quem é o remetente.
Uma boa estratégia, é além de colocar o nome da pessoa responsável pelo envio de meios, colocar também de onde está sendo enviado esse meio, como por exemplo: Remetente: João App Marketing
4- Seja criativo ao desenvolver o assunto!
Assunto criativo tende a despertar a curiosidade do usuário. Nesse sentido vale a pena despender algum tempo apenas na criação do assunto no e-mail.
5- Detalhes que fazem toda a diferença
De nada adianta criar um assunto atrativo, se quando ao abrir o e-mail o usuário perceba diversos erros, tenha dificuldade de visualizar as imagens e o conteúdo que você está interessado em passar, entre outros problemas.
Contar com apoio profissional, faz toda a diferença para o desenvolvimento das suas campanhas de e-mail Marketing. Nós da App Marketing estamos aqui para ajudar o seu negócio.
Entre em contato conosco e conheça mais a respeito de nossas soluções e serviços.