Se você é um empreendedor B2B já sabe que a venda entre empresas é completamente diferente do processo de vendas para o consumidor final.
O timing em B2B é completamente diferente e o foco no cliente é extremamente importante para organizar suas ações.
Para te ajudar a compreender melhor o que estamos falando, acompanhe abaixo 7 dicas para melhorar o resultado das suas vendas em B2B.
1 – É PRECISO TER EM MENTE QUE O PRINCIPAL OBJETIVO DE QUALQUER EMPRESA É AUMENTAR O NÚMERO DE VENDAS.
Toda empresa deve ter foco em seu objetivo, seu mercado mapeado e determinada a sua estratégia de vendas de forma a atingir suas metas, já pré-estabelecidas.
É essencial então, um planejamento de vendas, para curto, médio e à longo prazo, observando as necessidades B2B.
Cada empresa tem seus próprios objetivos e sua maneira de lidar com eles de forma específica. Algumas empresas buscam melhorar o relacionamento com os clientes já existentes e com isso aumentar o faturamento. Já outras empresas buscam alcançar novos clientes e para esse objetivo tem-se outro plano a ser traçado.
É necessário então, ter planejamentos pré-estabelecidos e traçar os melhores caminhos para alcançar esses objetivos controlando o plano de ação com acompanhamento constante.
2 – FOCO E APRENDIZADO.
No universo B2B a concorrência pode ser o seu maior vilão. Há milhares de empresas que esperam por um deslize para conquistar os seus clientes. Por isso, quanto melhor você entender seu mercado, mais bem preparado você estará para lidar com situações específicas do seu meio.
Quanto mais você souber sobre vendas, mais bem preparado vai estar para lidar e conquistar as vendas B2B.
Aperfeiçoando o seu conhecimento, você estará mais próximo de se tornar uma “autoridade” no seu meio. Seus clientes, companheiros de trabalho e concorrentes terão por você, respeito e isso encurtará o caminho das vendas ao mostrar conhecimento e dedicação pelo que faz.
3 – ATENDIMENTO DOS PEDIDOS DE VENDAS
É necessário que haja sincronia entre a área de armazenagem de produtos e a área de vendas. E para isso é necessário um bom sistema para garantir o gerenciamento do estoque.
A integração do sistema de vendas com o gerenciamento do estoque possibilita que os pedidos de vendas entrem em processo de separação quase de forma imediata. Se a sua empresa possua dificuldades para gerenciar o estoque você pode contratar um operador logístico com experiência e que atenda essas exigências e solucione esses problemas.
4 – PROSPECÇÃO B2B
Para a maioria dos gestores e empreendedores a prospecção é sempre um grande problemas para todo vendedor B2B.
É raro se deparar com algum vendedor que faça o número adequado e recomendado de prospecções que deveria fazer para alcançar os resultados já traçados.
É necessário reuniões com os diretores, participar ativamente de feiras e eventos de networking, fazer pedidos de recomendação e referência para seus clientes atuais, e gerar novas demandas para sua empresas.
A prospecção regular é o que pode garantir que sua empresa feche o mês batendo suas metas de venda.
5 – PRATICAR
É necessário assegurar que as ideias, inovadoras e de grande potencial, que você pretende incluir em sua empresa são realmente funcionais e se fazem tanto sentido assim. Você não deve praticar algo novo com um cliente em potencial.
Quando se trata de uma inovação, seja ela qual for, é extremamente importante que elas façam sentido para os seus clientes, não importando o quanto elas fazem sentido para você.
6 – LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Em um mercado B2B, o seu produto é parte integrante do produto final do cliente. Sendo assim, atrasar a entrega significa diretamente parar a sua produção.
Nesse ponto o transporte do produto é uma questão de extrema importância e você deve sempre estar atento a ela. Se você não possui frota própria para entrega de seus produtos a escolha de uma transportadora essencialmente deve obedecer critérios rígidos de seleção como tempo de mercado e referências dos clientes atuais
7 – ATRAIR NOVOS CLIENTES
Captar novos clientes, principalmente em tempos de crise resultará no aumento do número de vendas. Buscar sempre inovar e aumentar sua carteira de clientes diminui o risco financeiro frente a algumas perdas ou recessões.