A GESTÃO EMPRESARIAL É ALGO EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA A VITALIDADE E SUCESSO DE UMA EMPRESA.
“Tocar” sua empresa sem rumo, sem um planejamento já pensado e pré-estabelecido, é um risco muito grande que você não deve assumir se o seu objetivo é o sucesso!
A gestão empresarial é a chave para a sobrevivência da sua empresa. É um processo estruturado que com um planejamento de projetos que deve ser pensado e executada da maneira correta para a sua empresa.
O planejamento de uma outra empresa, não serve para o seu negócio. Tudo deve ser alinhado de acordo com as necessidades, objetivos, serviços prestados, exclusivamente e personalizado para sua empresa.
CONHEÇA AQUI, OS PRINCIPAIS ERROS DE GESTÃO EMPRESARIAL QUE VOCÊ PODE ESTAR COMETENDO.
1- NÃO POSSUI UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO.
O sistema de gerenciamento é aquilo que vai direcionar sua empresa à um bom funcionamento e sucesso. É muito importante conhecer cada detalhe das operações e os processos que envolvem o seu negócio.
Algumas informações sobre o funcionamento interno da sua empresa como, o custo do estoque, o fluxo de caixa, o volume do estoque, cada um desses dados aumenta a percepção de erros e a oportunidade de corrigir problemas antes que eles se tornem fatais.
2- NÃO CONTRATAR PROFISSIONAIS ADEQUADOS.
Você não deve ignorar o fator mais importante quando se trata da contratação de funcionários. A qualificação dele para o cargo que pretende ocupar.
Contratar alguém apenas por indicações ou por ser parente ou conhecido de alguém, é um erro muito grande e que pode custar muito cara para sua empresa.
As necessidades de cada cargo devem se identificar com os conhecimentos, experiência e habilidade da pessoa que será contratada.
Se a sua empresa não possuir os funcionários adequados para os serviços executados será muito difícil delegar tarefas e confiar no serviço realizado.
3- A COMUNICAÇÃO.
Uma das maiores falhas no gerenciamento de projetos dentro de uma empresa é a falha na comunicação. Grande parte do tempo de um gerente de projetos é gasto na comunicação e uma falha resultará em vários problemas.
A comunicação é um dos elementos mais complexos dentro de uma empresa e para se ter uma boa comunicação é necessário um bom planejamento.
Definir o público alvo, o que deve ser comunicado, o formato da comunicação, são aspectos importantíssimos na construção de um canal de feedback.
Conheça também erros que grande parte das empresas cometem no no atendimento ao cliente.
4- IGNORAR O PLANEJAMENTO FINANCEIRO.
O dinheiro é vital para a sua empresa e se ele não for bem administrado, pode faltar em algum momento, resultando em pausa das operações ou até mesmo na falência.
A falta de um planejamento orçamentário e de um fluxo de caixa bem executado, deixará os gestores sem as informações necessárias para realizar projetos que alcançaram resultados mais realistas, não podendo programar investimentos com precisão.
5- NÃO OTIMIZAR OPERAÇÕES.
Otimizar processos, sejam eles operacionais ou gerenciais, garantem força competitiva no mercado evitando prejuízos.
Se uma empresa não adota as melhores práticas ela deixa de aproveitar melhor os recursos, como a mão de obra, tecnologias, materiais e tempo. Fazendo com que os serviços percam a qualidade não atendendo às expectativas dos clientes.