O INBOUND MARKETING É BASICAMENTE QUALQUER ESTRATÉGIA DE MARKETING QUE VISA ATRAIR O INTERESSE DAS PESSOAS.
Esse “tipo de marketing” se assenta sobre três pilares: SEO, Marketing de conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.
O conceito de Inbound Marketing é bem amplo e complexo mas basicamente quer dizer marketing de atração e é o conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes voluntariamente.
Diferentemente do Outbound, o Inbound Marketing se baseia no relacionamento e educação do consumidor usando estratégias como marketing de conteúdo e automação de marketing.
Nos últimos anos o Inbound Marketing explodiu de vez, e a cada dia mais empresas de diferentes portes estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a concorrência.
A cada ano que passa a linha entre o real e o virtual fica mais tênue, por essa razão toda empresa pode e deve utilizar os conceitos do Inbound Marketing como estratégia. É possível adaptá-los e empregá-los em qualquer empresa, usando conteúdo para entretenimento o que reforça a sua marca.
DE FORMA RESUMIDA, O INBOUND MARKETING SERVE PARA 5 AÇÕES:
- Aumentar a visibilidade do seu negócio;
- Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
- Atrair clientes em potencial;
- Gerar conteúdo que fazem diferença;
- Otimizar o processo de vendas.
E tudo isso seguindo 4 etapas que veremos a seguir:
1. A ATRAÇÃO
Ninguém deseja tráfego de má qualidade em sua plataforma, pois o tráfego correto é o que gera resultados, ou seja, vendas.
Dessa forma é essencial descobrir e encontrar as pessoas certas. É muito importante nessa etapa definir e conhecer quem são suas buyer personas (características e comportamento do seu público alvo).
Definir personas é abranger os objetivos, dificuldades e também informações pessoais e demográficas compartilhadas entre os indivíduos deste grupo. Essas personas definem as pessoas que estão em torno do seu negócio.
No Inbound Marketing as ferramentas mais usadas para a atração de usuários corretos para o seu negócio são: blogs, mídias sociais, SEO e sites.
2. A CONVERSÃO
A segunda etapa acontece quando os seus visitantes já estão no seu site ou plataforma. O objetivo passa a ser então, convertê-los a leads. A melhor forma é coletar informações de contato.
Essas informações, como nome e email, são extremamente importantes para a estratégia de Inbound Marketing.
Nessa etapa entra uma informação básica e essencial. Para conseguir as informações básicas, você deve oferecer algo em troca para os seus visitantes.
Ótimas ferramentas na conversão de visitantes á clientes são: Call to action, Landing Pages, Formulários e Contatos.
3. O FECHAMENTO
Depois de atrair os visitantes certos e convertê-los corretamente a leads, está na hora de transformá-los em clientes de fato.
E a maneira mais efetiva de fazer isso é através das seguintes ferramentas mais utilizadas nessa fase:
- E-mail: A ideia é alimentar a comunicação com e-mails com conteúdo útil e relevante, construindo assim, a confiança do seu cliente para que e ele faça a opção de comprar de você e não do concorrente.
- Automação de Marketing: Esta estratégia envolve a criação de emails adaptados às necessidades das lead, bem ao estágio do ciclo de vida dele com a empresa. Por exemplo, se um visitante baixou um e-book sobre um determinado tema da sua empresa há seis meses, você pode enviar uma série de e-mails relacionados ao que foi tratado no formato. Mas se por acaso ele conheceu seu trabalho no Facebook e visitou algumas páginas do seu site, você pode mudar a abordagem para elucidar interesses diferentes, conduzindo-o a compra.
4. A FIDELIZAÇÃO
A etapa da fidelização é extremamente importante, é aqui que você ganha o cliente de vez.
Mesmo que em algum momento o cliente já tenha adquirido o seu produto nao cometa o erro de abandoná-lo e perdê-lo para a concorrência
As melhores empresas continuam se envolvendo e transformando sua lista de clientes em grandes parceiros e divulgadores do seu negócio.
ALGUMAS DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NESSA ETAPA PODEM INCLUIR:
- Personalização do seu site: Alteram a usabilidade do seu site de acordo com o ciclo de vida do cliente.
- Mídias Sociais: O uso das plataformas de mídias sociais traz diversas oportunidades de atender ao cliente em tempo real.
- Email Marketing e Automação: Direcionar conteúdo de alta qualidade para os clientes fiéis irá ajudá-lo a alcançar grandes resultados. Seja na introdução de novos produtos e recursos que de interesse deles, ou até mesmo na venda de outros produtos ainda não adquiridos.
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