Não é de hoje que acompanhamos filmes como “A.I Inteligência Artificial”, ou mesmo “Minority Report: A nova lei”, que há tempos tratavam de Inteligência Artificial como algo, até então, distante da nossa realidade. Mas com os avanços expressivos da tecnologia, nos últimos anos, podemos acompanhar de perto um crescimento importante nas questões que envolvem a Inteligência Artificial, com sistemas de informação cada vez mais eficientes.
Pode ser que você ainda não tenha percebido mas a inteligência artificial, já faz parte do nosso cotidiano. E por isso, ficar atento às diferentes formas de inovação é fundamental, não só para você mais também para o seus negócios.
Vamos falar sobre inteligência artificial, e como essa ferramenta vem sendo utilizadas na prática.
O que é inteligência artificial?
Do corretor ortográfico que completa as informações que digitamos nos smartphones, passando pelos chatbots, e até mesmo através dos sistemas de inteligência oferecidos pelos bancos e operadoras de telefonia. Esses são apenas alguns dos inúmeros exemplos, de atividades que utilizam inteligência artificial, em nosso dia a dia.
Definição de Inteligência Artificial
De forma resumida a inteligência artificial, pode ser determinada como a capacidade que os sistemas têm de reconhecer, interpretar e aprender a solucionar problemas.
Há casos onde existe a necessidade de supervisão humana, e outros onde o sistema funciona de forma completamente autônoma, a partir das informações que obteve, a partir de técnicas de Machine Learning ou Deep Learning.
Quais são as expectativas crescimento ?
Para esse e os próximos anos a expectativa de crescimento desse mercado é bastante elevada. De acordo com dados divulgados pela empresa BCC Research, estima-se que até 2023, os investimentos em Inteligência artificial devem atingir US$ 26,1 bilhões. Um crescimento de 49% entre 2018 e 2023.
Com isso, a expectativa é que os processos nas mais diversas esferas, se tornem ainda mais ágeis e eficientes. Minimizando os possíveis em erros que costumam ocorrer em processos mais extensos. Como por exemplo, de análise de dados e de informações de currículos, através do departamento de RH de uma empresa.
O que é mito e o que é verdade sobre Inteligência Artificial?
Mito: Alguns dos maiores receios de muitas pessoas, é que a partir da ampliação da Inteligência Artificial, as máquinas ganhem mais espaço e irão substituir a mão de obra humana. E esse é um dos principais mitos, que envolvem I.A. Pois apesar da grande capacidade de exercer funções os sistemas estão restritos a atividades específicas, a partir de dados inseridos pelos próprios humanos.
Verdade: O fato é que a Inteligência Artificial, assim como outros sistemas e ferramentas que já foram e que serão desenvolvidas têm como principal objetivo otimizar os processos. Com isso, os empregos não se tornarão obsoletos ao longo dos anos, eles deverão se adaptar de acordo com novas realidades. Afinal, o potencial humano é insubstituível.
Mito: Muitos gestores e empresários acreditam que apenas empresas de grande porte, possam utilizar I.A. No entanto, esse também é mais um mito. Ao longo dos anos os sistemas têm se tornado cada vez mais acessíveis. Como já comentamos aqui no artigo, eles já estão presentes até mesmo nos chatbots. Empresas de médio e de pequeno porte também podem se beneficiar desse e outros sistemas baseados em Inteligência Artificial. Acompanhe também nosso artigo sobre chtabots e chat online: https://appmarketing.com.br/2018/11/29/chatbots-e-chat-online-saiba-o-que-sao-e-como-podem-otimizar-os-resultados-da-sua-empresa/
Verdade: A Inteligência Artificial pode ajudar a aumentar o desempenho das empresas, como o exemplo que citamos do chatbots, onde é possível automatizar diversos processos como solucionar dúvidas frequentes, realizar vendas, enviar 2º via para pagamentos e outras inúmeras tarefas. Tornando a comunicação entre as empresas e clientes ainda mais ágil.
Quer conhecer outros informações para tornar a sua empresa ainda mais eficiente? Então não deixe de acompanhar os outros artigos do nosso blog.