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Se comunicar com os clientes é fundamental para o bom desempenho das empresas. Afinal conquistar o público digital cada vez mais exigente é mesmo uma tarefa desafiadora.
E com os avanços tecnológicos, essa interação se tornou ainda mais viável, seja por meio de robôs (Chatbots) ou atendimento humano (Chat online).
Para te ajudar a entender melhor sobre essa questão, desenvolvemos este artigo. Nele vamos te explicar de maneira simples, o que são os Chatbots e Chat online e como você pode usá-los para otimizar o desempenho do sistema de atendimento da sua empresa. Acompanhe!

» O que são chatbots?

Os Chatbots, são robôs desenvolvidos a partir de programas de computador. Eles são preparados para interagir por meio de comandos pré-definidos e automáticos as mensagens dos usuários.
É possível que você já tenha visto nos sites das empresas, em aplicativos, no Messenger no Facebook e até mesmo em outras ferramentas de atendimento ao cliente.
O que torna esse recurso bastante atrativo, é que por meio dos chatbots é possível interagir com os usuários de maneira semelhante a um humano, no entanto com mais agilidade e precisão.
Além disso, sua empresa pode atender um número maior de pessoas de forma simultânea, 24 horas por dia, reduzindo assim os custos.

Entenda quais são os pontos negativos

No entanto, a maioria dos programas atuais ainda estão sendo aprimorados, para um versão mais complexa de Inteligência Artificial.
Em alguns casos é possível que o usuário faça alguma pergunta que ainda não tenha sido pré-estabelecida, por exemplo, e com isso o robô não conseguirá dar aquela determinada resposta.

» Veja o que é Chat Online

Apesar de terem uma função bastante similar, que é o de fornecer um atendimento rápido e eficiente ao público, o chat online precisa ser gerenciado por pessoas que estabelecem um conversa entre o atendente e o cliente.
E por se tratar de uma conversa entre pessoas, é possível desenvolver uma interação dinâmica com os clientes. Demonstrando para eles que sua empresa está apta a solucionar suas dúvidas e problemas de maneira eficaz.

Saiba quais podem ser os pontos negativos

De acordo com a demanda da empresa, é necessário ter um número grande de funcionários exercendo essa atividade. O que para empresas de pequeno e médio porte, pode ocasionar um custo elevado.
Outra situação recorrente dos chat online, é quando um cliente entre em contato com a empresa, em um período em que não há ninguém para responder. Nesses casos, as mensagens são arquivadas e aguardam para ter o retorno.

» Como saber qual a melhor solução para sua empresa?

A resposta varia muito de acordo com as demandas da sua empresa. Caso sua ideia seja solucionar dúvidas frequentes, ou ainda fazer vendas por exemplo, é possível utilizar os Chatbots para tornar os seus processos mais ágeis e automatizados.
Por outro lado, se sua empresa trata de assuntos mais complexos que necessitam de respostas detalhadas e específicas. Uma boa solução é manter uma pessoa interagindo com o público, por meio de Chats Online.
Ainda assim, é essencial fazer uma análise dos custos que cada um desses recursos podem oferecem, e ver o que melhor atende as necessidade da sua empresa.

» Como otimizar os resultados da sua empresa

Se você deseja inserir um Chatbot ou Chat Online em seus canais de atendimento ao cliente, defina qual será o objetivo desses canais e onde você pretende integrá-los, no site da empresa, no Facebook Messenger, entre outros canais.
Além disso, é essencial fazer uma boa busca de mercado, pois existem inúmeras opções de softwares e ferramentas, com valores que variam conforme a sua necessidade de uso.
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