Você já reparou como estratégias de divulgação das empresas, vem se modificando ao longo dos anos? Anos atrás, boa parte das receitas de Marketing eram distribuídas entre jornais impressos, panfletos e para empresas com maior capital, comerciais de televisão.
No entanto, nos últimos anos as transformações digitais têm influenciado diretamente, a maneira como o público se relaciona com as empresas. E as estratégias de Inbound Marketing que focam na construção de um relacionamento entre empresa e o público, vem ganhando cada vez mais espaço.
As empresas que já entenderam essa nova dinâmica, e começaram aplicar de forma efetiva as ações de Inbound Marketing estão gerando resultados altamente satisfatórios.
Preparamos esse artigo, onde vamos te ajudar a entender de maneira simples quais são as principais etapas para desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing eficiente e assim intensificar os resultados da sua empresa.
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing, também conhecido como “Marketing de Atração” ou “Novo Marketing”, é o conjunto de estratégias que tem por objetivo atrair e fidelizar os clientes. Diferente do Outbound Marketing, (marketing tradicional), onde o foco das empresas é abordar os clientes de forma ativa. Ou seja, onde a empresa vai até o cliente.
Por meio do Inbound Marketing, são desenvolvidas ações para atrair os clientes. Ou seja, fazer com os clientes venham até a empresa.
Etapas do Inbound Marketing
Há diferentes formas de implementar as estratégias de Inbound Marketing nas empresas, de acordo com as necessidades de cada negócio e a realidade do público.
No entanto, para tornar sua estratégias eficaz é essencial seguir 5 etapas:
- Atrair o público
O primeiro passo para uma boa estratégia de Inbound Marketing, é a atração. A princípio pode parecer um pouco óbvio, mas todo resultado de ações de Inbound Marketing, depende da maneira como sua empresa atrai o público. Há diferentes canais que sua empresa pode utilizar, para atrair os clientes de forma adequada. Através de um blog corporativo, links patrocinados, redes sociais, SEO, entre outros. Mas é importante frisar que todos esses canais precisam desenvolver conteúdos relevantes, a fim de fazer com que os visitantes se interessem pelo seu conteúdo e passe para o próximo estágio.
- Converter o público em lead
Depois de atrair o visitante, a próxima etapa a fazer com ele se torne um lead. Durante esse processo é fundamental criar estratégias de forma direcionada e oferecer conteúdos de valor, para que o visitante tenha interesse em realizar uma ação. Nesse sentido, sua empresa pode desenvolver conteúdos gratuitos, como e-book, webinar, landing pages e outros. Em troca de informações sobre o usuário, como o e-mail por exemplo.
- Se relacionar com o público
Agora que a pessoa deixou de ser um visitante e passou a ser um lead, é importante continuar se relacionando com ele. Com objetivo de engajar, informar e preparar o seu cliente em potencial para a venda. Nesse momento, o indicado é desenvolver ações de e-mail marketing, newsletter, automação de marketing. Uma estratégia eficaz para desenvolver essas e outras ações, é utilizar nosso Sistema de Gestão de Campanhas App Marketing.
- Realizar as vendas
A próxima etapa é a venda. Nesse momento, é importante aliar as ações de Inbound Marketing desenvolvidas, as estratégias utilizadas pela equipe de vendas. Mantendo o trabalho das duas equipes de forma alinhada, é possível tornar o processo de vendas ainda mais produtivo.
- Analisar os resultados
Os resultados desenvolvidos nessas estratégias são fundamentais, para dar um direcionamento adequado às próximas ações. Sabendo que tem dado certo ou não é possível aprimorar de forma constante a fim de tornar suas estratégias.
Comece a colocar em prática essas estratégias e amplie ainda mais os resultados do seu negócio. Acompanhe mais dicas aqui no blog!