Como se aproximar dos seus seguidores com o marketing promocional
01 ago 2023

marketing promocional integra as estratégias de marketing digital que são eficazes para gerar destaque e aumentar as vendas.

Como se sabe, em datas especiais como a Black Friday, muitos empreendimentos realizam campanhas para atrair mais clientes, fidelizar os atuais e, assim, aumentar seu faturamento. Se você quiser conquistar isso também deve trabalhar com o marketing digital focado em promoções.

Aliar esses dois para aumentar as vendas é uma excelente estratégia. Mas para isso é necessário adotar algumas ações e fazer uso de certos recursos a fim de desenvolver a presença online da sua marca. Pensando nisso, a seguir reunimos dicas importantes.

Saiba o que o seu público espera

Apresentar uma promoção do que o cliente procura é a melhor escolha. Para isso, faça uma investigação (seja usando as redes sociais ou uma plataforma de pesquisa que traga dados sobre o segmento) para saber tanto o que potenciais clientes buscam como o que buscam seus atuais clientes.

Analise seus dados anteriores

Se a sua empresa já realizou campanhas de Black Friday antes, por exemplo, analise os dados sobre isso.

Veja qual foi o desempenho tanto no que diz respeito as vendas quanto a fidelização de clientes e outras conversões. Analise também a taxa de rejeição de outras campanhas. Isso será de grande ajuda para suas estratégias de marketing digital.

Comece o planejamento desde já

Não faça isso perto do dia, mas planeje o quanto antes para conseguir organizar os descontos adequadamente.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e seletos, prestando atenção a isso especialmente depois da polêmica com o “Brack fraudei”, que é quando os lojistas mascaram o preço dos itens para que pareçam mais baratos no dia da promoção.

Revise o SEO do seu site

Quando se trata de usar o marketing digital para fazer marketing promocional, é importante aliar o marketing de conteúdo e também o SEO.

Ter um site otimizado ajudará a atrair mais possíveis clientes e aumentar as vendas. Verifique então se título e url estão otimizados, se há H2 e as hierarquias (quando necessário) no site, como H3, H3, etc.

Certifique-se ainda de trabalhar uma palavra-chave e long tail em cada artigo. No caso da Black Friday, faça uso também das palavras-chave genéricas como: Black Friday, promoção, desconto, etc..

Invista nas redes sociais

Se quiser atrair mais compradores por meio do marketing promocional, é necessário investir nas redes sociais. Milhares de pessoas usam todos os dias plataformas como Instagram e Facebook e têm acesso a ofertas de vários negócios, sejam eles locais ou e-commerce, por exemplo.

Lembre-se de segmentar suas campanhas, caso use anúncios pagos, e de usar hashtags em suas publicações. Desse modo alcançará mais potenciais clientes.

Faça uso do e-mail marketing

Ainda hoje, o e-mail marketing é uma ferramenta muito importante para realizar ofertas promocionais. Com ele é possível desenvolver um relacionamento com possíveis clientes e em seguida apresentar as promoções de produtos ou serviços.

Mas é importante oferecer conteúdo de valor para quem está na sua lista de e-mail, o que ajudará a melhorar o engajamento. Crie bons títulos, elabore textos mais curtos, porém informativos, e também invista em ferramentas de automação para facilitar as coisas.

Invista na sua loja virtual

E não há como falar em marketing promocional online sem mencionar a criação de uma loja virtual (e-commerce). Quando ocorrem eventos assim, é comum que a plataforma possa passar por instabilidades, por isso invista num site bem elaborado, contando com uma boa hospedagem e um layout amigável.

Se você negligenciar isso, deixando que instabilidades ocorram, pode perder muitas vendas.

Controle seu estoque

Pense como seria um prejuízo acabar não tendo a quantidade suficiente de produtos para entregar aos clientes?

demanda tende a ser maior em datas especiais como a Black Friday, por isso realizar a manutenção do estoque é importante. E é importante ainda evitar anunciar mais produtos do que possui em estoque. O que ajudará aqui é manter um sistema de estoque.

Se gostou das dicas, então é importante começar a planejar tudo a partir de já. Esteja preparado para atender os clientes da melhor maneira, com variedade de produtos, contendo o que eles buscam e além de gerar mais receita para o negócio, consiga também tornar sua marca mais forte.

Sobre o autor

Olá, sou o Júnior Damasceno e sou um especialista em Transformação Digital e estratégias de vendas. Acredito que a tecnologia é a chave para impulsionar os negócios e estou aqui para mostrar como a Transformação Digital pode revolucionar a sua empresa. Através de artigos e insights sobre vendas, vou compartilhar as melhores práticas e técnicas para alcançar o crescimento e o sucesso no mercado digital. Vamos juntos trilhar o caminho da transformação e conquistar novos horizontes!

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