Como melhorar as vendas B2B? 5 dicas para melhorar seus resultados
03 ago 2023

VENDER PARA UMA PESSOA FÍSICA (B2C) E PARA UM COMPRADOR PROFISSIONAL (B2B) SÃO COISAS COMPLETAMENTES DIFERENTES. TER EXPERIÊNCIA EM VENDAS B2C, NÃO TE GARANTE O SUCESSO QUANDO SE TRATA DA RELAÇÃO COMERCIAL ENTRE EMPRESAS E PROFISSIONAIS.

Se você ainda fica perdido com os termos usados no dia-a-dia no universo comercial, esse link pode ajudar você!!
A maior diferença que garantirá o seu sucesso é a sua capacidade como vendedor, de provar que seu serviço ou produto agrega valor à uma empresa e que adquirir o seu produto é uma vantagem competitiva relevante diante dos seus concorrentes.
É extremamente relevante conhecer bem a empresa que deseja fazer negócio, seus concorrentes, necessidades, suas limitações e vantagens.
É necessário entender aquela empresa e compreender qual a fase atual dela, se é de conquista de mercado, captação de novos clientes, inovação dos serviços/produtos,etc. Ou seja, é necessário que você entenda de negócio e não apenas de vendas.
A chave do sucesso nessas relações está em entender para que o seu cliente (empresa) precisa do seu serviço ou produto e não somente entender do produto ou serviço que você vende.
Confira também mais 7 dicas para aumentar o número de vendas na sua empresa.

PARA TE AJUDAR, PREPARAMOS ALGUMAS DICAS:

AUMENTAR A RECORRÊNCIA DAS VENDAS

Fazer com que os seu clientes recorram mais vezes aos seus produtos ou serviço é tão importante quanto captar novos clientes.
O sucesso da sua empresa está muito mais ligado à clientes fidelizados do que um cliente que compra pela primeira vez o seu serviço a não retorna mais.
Um relacionamento a longo prazo é tão ou mais importante do que a captação de novos clientes.

LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Todos nós sabemos que normalmente o lançamento de um produto novo demanda tempo, esforço e investimento. Tanto no desenvolvimento do produto quando para a divulgação e conquista no mercado.
Porém quando se trata de e-commerce B2B, as próprias ferramentas já existentes na sua empresa, podem facilitar quando se trata das relações no mundo digital.
É mais rápido e barato divulgar de maneira interativa um novo produto da sua empresa. Esse tipo de divulgação costuma ter um alcance mais atrativo do que presencialmente.
Toma menos tempo e minimiza os gastos. O pulo do gato está em conciliar o contato físico/presencial com o online e aprender a utilizar a tecnologia a favor do seu negócio.

COBERTURA TERRITORIAL

Clientes que não se encontram no mesmo raio territorial da sua empresa, normalmente demandam altos custos para se fazer com que o seu produto chegue até ele.
Tempo e deslocamento podem ser um problema. Porém as plataformas B2B, que são sistemas desenvolvidos especialmente para o e-commerce entre empresas (como as formas de pagamento ou as diferentes opções de políticas comerciais), tem a capacidade de atender potenciais clientes que se encontram a longas distâncias da mesma forma que atendem a clientes que se encontram na mesma região.
Essa é outra grande vantagem do e-commerce B2B, pois te permite expandir o seu catálogo de clientes, atendendo empresas e pessoas que de outras formas não seriam viáveis.
O Inside Sales, por exemplo, é um método que vem sendo utilizado para reduzir custos com o processo de vendas, otimizando o tempo dos vendedores e ainda aumentar o faturamento das equipes de vendas.

ATENDER A PEQUENOS PEDIDOS

Grande parte das empresas focam nos grandes clientes e grandes pedidos, rejeitando muitas das vezes a “venda picada” do seu produto.
Uma estratégia muito comum das grandes empresas é deixar as vendas pequenas, conhecidas também como vendas “picadas” para parceiros distribuidores e atacadistas.
Modelos de pedidos de autoatendimento podem reduzir e muito os custos comerciais e aumentar a competitividade da sua empresa melhorando de forma significativa a relação custo/benefício do seu produto/serviço.

FACILIDADE EM COMPRAR E REPOR ESTOQUE

Pare para pensar, quanto mais fácil for fazer negócio com uma empresa, maior será o seu interesse em adquirir aquele produto ou serviço, não é mesmo?
É um tiro no pé, diante de tanta concorrência no mercado, uma empresa dificultar a compra do seu cliente.
Se um cliente necessita comprar um produto que não está disponível no seu estoque é necessário agilidade tanto na compra quanto na entrega daquele produto. Se isso não for feito rápido há um grande risco de perder os seus clientes.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Sobre o autor

Olá, sou o Júnior Damasceno e sou um especialista em Transformação Digital e estratégias de vendas. Acredito que a tecnologia é a chave para impulsionar os negócios e estou aqui para mostrar como a Transformação Digital pode revolucionar a sua empresa. Através de artigos e insights sobre vendas, vou compartilhar as melhores práticas e técnicas para alcançar o crescimento e o sucesso no mercado digital. Vamos juntos trilhar o caminho da transformação e conquistar novos horizontes!

Posts Relacionados