VENDER PARA UMA PESSOA FÍSICA (B2C) E PARA UM COMPRADOR PROFISSIONAL (B2B) SÃO COISAS COMPLETAMENTES DIFERENTES. TER EXPERIÊNCIA EM VENDAS B2C, NÃO TE GARANTE O SUCESSO QUANDO SE TRATA DA RELAÇÃO COMERCIAL ENTRE EMPRESAS E PROFISSIONAIS.
Se você ainda fica perdido com os termos usados no dia-a-dia no universo comercial, esse link pode ajudar você!!
A maior diferença que garantirá o seu sucesso é a sua capacidade como vendedor, de provar que seu serviço ou produto agrega valor à uma empresa e que adquirir o seu produto é uma vantagem competitiva relevante diante dos seus concorrentes.
É extremamente relevante conhecer bem a empresa que deseja fazer negócio, seus concorrentes, necessidades, suas limitações e vantagens.
É necessário entender aquela empresa e compreender qual a fase atual dela, se é de conquista de mercado, captação de novos clientes, inovação dos serviços/produtos,etc. Ou seja, é necessário que você entenda de negócio e não apenas de vendas.
A chave do sucesso nessas relações está em entender para que o seu cliente (empresa) precisa do seu serviço ou produto e não somente entender do produto ou serviço que você vende.
Confira também mais 7 dicas para aumentar o número de vendas na sua empresa.
PARA TE AJUDAR, PREPARAMOS ALGUMAS DICAS:
AUMENTAR A RECORRÊNCIA DAS VENDAS
Fazer com que os seu clientes recorram mais vezes aos seus produtos ou serviço é tão importante quanto captar novos clientes.
O sucesso da sua empresa está muito mais ligado à clientes fidelizados do que um cliente que compra pela primeira vez o seu serviço a não retorna mais.
Um relacionamento a longo prazo é tão ou mais importante do que a captação de novos clientes.
LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS
Todos nós sabemos que normalmente o lançamento de um produto novo demanda tempo, esforço e investimento. Tanto no desenvolvimento do produto quando para a divulgação e conquista no mercado.
Porém quando se trata de e-commerce B2B, as próprias ferramentas já existentes na sua empresa, podem facilitar quando se trata das relações no mundo digital.
É mais rápido e barato divulgar de maneira interativa um novo produto da sua empresa. Esse tipo de divulgação costuma ter um alcance mais atrativo do que presencialmente.
Toma menos tempo e minimiza os gastos. O pulo do gato está em conciliar o contato físico/presencial com o online e aprender a utilizar a tecnologia a favor do seu negócio.
COBERTURA TERRITORIAL
Clientes que não se encontram no mesmo raio territorial da sua empresa, normalmente demandam altos custos para se fazer com que o seu produto chegue até ele.
Tempo e deslocamento podem ser um problema. Porém as plataformas B2B, que são sistemas desenvolvidos especialmente para o e-commerce entre empresas (como as formas de pagamento ou as diferentes opções de políticas comerciais), tem a capacidade de atender potenciais clientes que se encontram a longas distâncias da mesma forma que atendem a clientes que se encontram na mesma região.
Essa é outra grande vantagem do e-commerce B2B, pois te permite expandir o seu catálogo de clientes, atendendo empresas e pessoas que de outras formas não seriam viáveis.
O Inside Sales, por exemplo, é um método que vem sendo utilizado para reduzir custos com o processo de vendas, otimizando o tempo dos vendedores e ainda aumentar o faturamento das equipes de vendas.
ATENDER A PEQUENOS PEDIDOS
Grande parte das empresas focam nos grandes clientes e grandes pedidos, rejeitando muitas das vezes a “venda picada” do seu produto.
Uma estratégia muito comum das grandes empresas é deixar as vendas pequenas, conhecidas também como vendas “picadas” para parceiros distribuidores e atacadistas.
Modelos de pedidos de autoatendimento podem reduzir e muito os custos comerciais e aumentar a competitividade da sua empresa melhorando de forma significativa a relação custo/benefício do seu produto/serviço.
FACILIDADE EM COMPRAR E REPOR ESTOQUE
Pare para pensar, quanto mais fácil for fazer negócio com uma empresa, maior será o seu interesse em adquirir aquele produto ou serviço, não é mesmo?
É um tiro no pé, diante de tanta concorrência no mercado, uma empresa dificultar a compra do seu cliente.
Se um cliente necessita comprar um produto que não está disponível no seu estoque é necessário agilidade tanto na compra quanto na entrega daquele produto. Se isso não for feito rápido há um grande risco de perder os seus clientes.
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