Como aumentar as vendas através do Inbound Marketing
01 ago 2023
por Marina Ribeiro

Você já reparou como estratégias de divulgação das empresas, vem se modificando ao longo dos anos? Anos atrás, boa parte das receitas de Marketing eram distribuídas entre jornais impressos, panfletos e para empresas com maior capital, comerciais de televisão.

No entanto, nos últimos anos as transformações digitais têm influenciado diretamente, a maneira como o público se relaciona com as empresas. E as estratégias de Inbound Marketing que focam na construção de um relacionamento entre empresa e o público, vem ganhando cada vez mais espaço.

As empresas que já entenderam essa nova dinâmica, e começaram aplicar de forma efetiva as ações de Inbound Marketing estão gerando resultados altamente satisfatórios.

Preparamos esse artigo, onde vamos te ajudar a entender de maneira simples quais são as principais etapas para desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing eficiente e assim intensificar os resultados da sua empresa.

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing, também conhecido como “Marketing de Atração” ou “Novo Marketing”, é o conjunto de estratégias que tem por objetivo atrair e fidelizar os clientes. Diferente do Outbound Marketing, (marketing tradicional), onde o foco das empresas é abordar os clientes de forma ativa. Ou seja, onde a empresa vai até o cliente.

Por meio do Inbound Marketing, são desenvolvidas ações para atrair os clientes. Ou seja, fazer com os clientes venham até a empresa.

Etapas do Inbound Marketing

Há diferentes formas de implementar as estratégias de Inbound Marketing nas empresas, de acordo com as necessidades de cada negócio e a realidade do público.

No entanto, para tornar sua estratégias eficaz é essencial seguir 5 etapas:

  • Atrair o público

O primeiro passo para uma boa estratégia de Inbound Marketing, é a atração. A princípio pode parecer um pouco óbvio, mas todo resultado de ações de Inbound Marketing, depende da maneira como sua empresa atrai o público. Há diferentes canais que sua empresa pode utilizar, para atrair os clientes de forma adequada. Através de um blog corporativo, links patrocinados, redes sociais, SEO, entre outros. Mas é importante frisar que todos esses canais precisam desenvolver conteúdos relevantes, a fim de fazer com que os visitantes se interessem pelo seu conteúdo e passe para o próximo estágio.

  • Converter o público em lead

Depois de atrair o visitante, a próxima etapa a fazer com ele se torne um lead. Durante esse processo é fundamental criar estratégias de forma direcionada e oferecer conteúdos de valor, para que o visitante tenha interesse em realizar uma ação. Nesse sentido, sua empresa pode desenvolver conteúdos gratuitos, como e-book, webinar, landing pages e outros. Em troca de informações sobre o usuário, como o e-mail por exemplo.

  • Se relacionar com o público

Agora que a pessoa deixou de ser um visitante e passou a ser um lead, é importante continuar se relacionando com ele. Com objetivo de engajar, informar e preparar o seu cliente em potencial para a venda. Nesse momento, o indicado é desenvolver ações de e-mail marketing, newsletter, automação de marketing. Uma estratégia eficaz para desenvolver essas e outras ações, é utilizar nosso Sistema de Gestão de Campanhas App Marketing.

  • Realizar as vendas

A próxima etapa é a venda. Nesse momento, é importante aliar as ações de Inbound Marketing desenvolvidas, as estratégias utilizadas pela equipe de vendas. Mantendo o trabalho das duas equipes de forma alinhada, é possível tornar o processo de vendas ainda mais produtivo.

  • Analisar os resultados

Os resultados desenvolvidos nessas estratégias são fundamentais, para dar um direcionamento adequado às próximas ações. Sabendo que tem dado certo ou não é possível aprimorar de forma constante a fim de tornar suas estratégias.

Comece a colocar em prática essas estratégias e amplie ainda mais os resultados do seu negócio. Acompanhe mais dicas aqui no blog!

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

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