Você é daqueles que não passa muito tempo sem carregar o celular ou está em algum lugar que não tem como carregar e já começa a desesperar? Pois é, essa situação acontece com muita gente, por isso, a duração da bateria do smartphone é o mais importante requisito a ser levado em consideração na hora da compra do celular.
Celulares como iPhones e Samsung Galaxy são verdadeiros ‘sugadores’ de baterias. Os seus diversos recursos afetam diretamente na duração da bateria, apesar dos fabricantes dizerem que melhoraram esse fato em seus dispositivos, a verdade é que o alto consumo de bateria se tornou uma marca da maioria dos aplicativos e recursos do mundo moderno.
A bateria é medida pela unidade mAh (miliampére por hora), número utilizado na hora de comparar as diferentes baterias. Todas elas são feitas com a mesma tecnologia (lítio-íon), então, quanto maior o tamanho de uma bateria maior também será a sua capacidade em mAh. Se você quer saber qual é a capacidade da bateria do seu telefone, basta encontrar o valor escrito nela ou consultar o site da fabricante ou utilizar aplicativos como DU Battery Meter e Go Battery Saver.
Ah, não é porque diferentes baterias possuem a mesma medida de capacidade que elas terão a mesma duração. Você tem que levar em conta o hardware do aparelho, sistema operacional, aplicativo e rede móvel (3G/4G). Além do tamanho de tela, pois quanto maior a tela, maior o consumo.
Você usa muito o celular para internet? A sua bateria não dura até o fim do dia? Veja algumas mudanças que você pode fazer no sistema Android e Iphone!
ANDROID
Aplicativos que gastam sem necessidade: Diversos aplicativos pedem permissão para que tenham acesso à internet quando quiser. Só que com isso, muitos apps acabam sincronizando dados na web, gastando o pacote de internet móvel e consumindo a bateria do celular.
Para resolver esse probleminha, você pode instalar um app chamando Opera Max. O aplicativo consegue comprimir todo o tráfego de dados e também oferece uma aba chamada “gerenciar aplicativos” que permite selecionar, em uma interface intuitiva, o que você pode ou não acessar a internet utilizando os dados móveis.
Brilho de tela: Diminuir o brilho automático da tela do seu celular também pode ajudar a poupar bateria. Quanto menos iluminação você usar, melhor será para a bateria. Você também pode reduzir o tempo que o visor fica ligado até o bloqueio automático para 30 segundos ou um minuto também ajuda!
Utilize aplicativos que ajudam a aumentar o tempo de duração da bateria: Os mais usados no mercado são: Greenify, Go Battery Saver, Avast Battery Saver, DU Battery Saver e Green Battery Saver.
Atualize sempre seus aplicativos e sistema operacional para a última versão: Muitas vezes os desenvolvedores buscam em novas versões uma melhor otimização do uso da bateria.
IPHONE
Modo de economia: Se o seu iPhone possui o sistema iOS 9, você pode utilizar o modo pouca energia para fazer a bateria do aparelho durar mais. De acordo com a Apple, isso faz com que a duração da bateria aumente em até três horas.
Ao selecionar essa opção, quando a sua bateria atingir 20%, o sistema irá sugerir ao usuário esse recurso de economia, mas ele é desligado automaticamente quando a carga ultrapassa os 80%. Sempre que o percentual de bateria estiver abaixo desse valor, você pode ativar o modo pouca energia indo ao sub-item chamado Bateria no menu ajustes do iOS 9.
Atualizações em segundo plano: Sabia que desligar as atualizações de aplicativos em segundo plano é uma das coisas que mais poupa a bateria do iPhone? O processo é bem simples, mas pode variar de acordo com a quantidade de apps instalados. Vá ao menu de ajustes, selecione a opção Geral e entre no sub-item denominado Atualização em segundo plano. Então, desligue tudo que considerar desnecessário que tenha sincronização de dados constante com a web.