ENTENDA: O QUE É UMA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?
Uma transformação digital ocorre quando você usa tecnologia digital para mudar o modo que você opera, especialmente em torno de interações com clientes e a maneira na qual o valor é criado. Atualmente, os negócios baseados em interações digitais são quatro vezes mais valorizados no mercado do que os demais negócios. Confira aqui o vídeo de Ricardo Guerra, diretor executivo do Itaú, onde ele fala sobre a velocidade de transformação das empresas gerada através de tecnologia e a sua importância para o mercado.
PERGUNTE-SE: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL OU UP GRADE DIGITAL?
A maioria das empresas quer realizar uma transformação digital, mas acaba realizando upgrades digitais: Usando a tecnologia digital para aumentar a eficiência ou a eficácia em algo que a sua empresa já está fazendo, ao invés de criar novos horizontes para sua empresa. Pergunte-se antes: Estou mesmo realizando a transformação digital da minha empresa?
VOCÊ E SUA EQUIPE CONCORDAM?
Transformação Digital e modelos de negócios estão no radar de todo empreendedor, e há uma expectativa que a maioria das empresas precisa mudar para manter-se atualizada. Contudo, a maioria dos líderes tem décadas de experiência focando em ativos como fábricas, imóveis, estoque e capital humano. Abandonar essas prioridades habituais requer autorreflexão e abertura, e um esforço conjunto para desenvolver novos padrões no pensamento e na ação.
Ser líder no processo de Transformação Digital muitas das vezes significa uma necessidade de decentralizar o processo de tomada de decisão e transferir parte da responsabilidade para membros ou equipes, uma vez que isso ofereça mais agilidade nos processos da empresa.
ENVOLVA TODA A SUA EQUIPE.
Uma Transformação Digital requer uma equipe com um mandato multifuncional e sólido suporte. Isso se torna um ponto importante porque as organizações geralmente não mudam sua estrutura interna como parte da transformação digital e assim as equipes que trabalham nessas transformações se encaixam na estrutura existente.
Não limite o progresso digital somente a sua equipe de marketing ou TI, é importante que sua empresa seja transformada por completo. A transformação digital deve modificar todos os departamentos de sua empresa a começar pelas bases.
COMPARTILHE A CRIAÇÃO DE VALOR COM OS SEUS CLIENTES.
O mais recente modelo de negócio com tecnologia, orquestração de rede, baseia-se no fato de que as empresas podem permitir que os clientes e outras redes compartilhem o processo de criação de valor.
- A Uber depende de uma rede de motoristas;
- O Airbnb depende de uma rede de proprietários de imóveis;
- O Ebay depende de uma rede de vendedores.
Essas redes são essenciais para as organizações e, ao acessarem ativos externos, essas empresas são capazes de alcançar lucratividades excepcionais. Quando se envolve outras redes acrescenta-se a empresa novas possibilidades de negócios e até mesmo mudanças de produtividade nos negócios atuais da empresa.
É sempre importante atentar-se a oportunidades que estão surgindo a todo momento e que podem beneficiar sua empresa.
VOCÊ SABE COMO MEDIR O VALOR QUE VOCÊ PRETENDE CRIAR?
Para a maioria das organizações, o foco está no capital físico (para fazer e vender produtos) ou no capital humano (para prestar serviços). Essas empresas monitoram o estoque, a produtividade, a utilização e outros tradicionais indicadores principais do desempenho (Key Performance Indicators, KPIs). Transformações digitais nem sempre afetam os KPIs.
Obviamente, a meta final de uma transformação é afetar a receita, a lucratividade e o valor para o empreendedor. Ao longo do caminho, no entanto, é útil rastrear indicadores intermediários, isso inclui sentimento e engajamento, bem como a satisfação do cliente ao longo da vida da empresa.
CRIE UM EQUILÍBRIO ENTRE O ANTIGO E O NOVO.
Há um antigo ditado: “É mais fácil mudar as pessoas do que mudar as pessoas.” Dito de outra maneira, às vezes uma nova visão requer pessoas novas para criá- la.
Para muitos, as pessoas digitais que você precisa na sua equipe e no seu conselho não estão na sua organização ou pelo menos não na quantidade certa. É importante que sua empresa se renove e busque novos associados, uma vez que se alinhem aos novos projetos e perfil da empresa sem perder seu DNA. Pois muitos dos seus funcionários atuais estarão dedicados a fazer o que sempre fizeram e criarão resistência e obstáculos à mudança. Ainda que dolorosa, é realmente uma coisa boa para a organização: criar equilíbrio entre o antigo e o novo.
VOCÊ ESTARÁ PRONTO PARA DERIVAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL?
Às vezes, a nova empresa dentro da organização torna-se maior e mais valiosa do que a controladora que lhe deu origem – ou corre o risco de não atrair o talento certo ou enfrenta disputas entre o digital e o existente. Google é especialista em criar novos empreendimentos e habilitá-los para que cresçam; veja sua recente reorganização em Alphabet para permitir que cada um dos seus negócios principais busque seu próprio potencial (incluindo Google e YouTube).
Em outras organizações, o novo negócio digital de fato absorverá e melhorará sua controladora.
E VOCÊ? JÁ COMEÇOU A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA SUA EMPRESA?
Se tiver dúvidas ou se quiser opinar sobre o assunto, deixe seus comentários.