Se você acompanha nosso blog a algum tempo já deve ter percebido em nossos artigos, o quanto enfatizamos a importância do Marketing Digital para as empresas.
Mas o fato é que existem erros, que diversas empresas cometem e que, muitas vezes, acabam passando despercebido em meio a rotina e demanda de atividades a serem exercidas. E que se não forem corrigidos, podem trazer problemas para a empresa.
Por isso, ao longo deste artigo nós vamos mostrar os 3 erros de marketing mais comuns, e como é possível solucionar esses problemas. Confira!
» 1 – NÃO CONHECER QUEM DE FATO É O SEU PÚBLICO
Apesar de ser parte das primeiras etapas do desenvolvimento estratégico de uma empresa, conhecer quem é o seu público de maneira ampla. Muitas empresas ainda têm dificuldade de entender quem de fato é o seu público de forma detalhada.
Essa pode ser a diferença entre conseguir entregar um conteúdo que consiga gerar engajamento e trazer retorno ou não.
Mais do que apenas números
Quando falamos em conhecer de forma mais aprofundada o seu público, ou seja, sua persona, queremos dizer que mais do que uma estatística, o seu cliente é uma pessoa real. A quem sua empresa deve desenvolver soluções para os problemas deles.
Percebe como conhecer quem de fato é o seu público, é ainda mais eficiente. Você entrega muito mais do que produtos ou serviços, mas soluções para os desafios das pessoas, por meio de ações de Marketing Digital bem alinhadas. Por meio das Redes Sociais, site, blog, e-mail Marketing e outros.
» 2- CRIAR AÇÕES DE MARKETING DIGITAL DE MANEIRA ALEATÓRIA
Outro grande erro, quando o assunto é Marketing Digital é criar ações de maneira aleatória, sem qualquer planejamento ou análise prévia. Como criar posts que você “ acha” que podem gerar visibilidade.
Isso porque, por mais qualidade que o produto ou serviço da sua empresa tenha é muito mais difícil alcançar o público certo, sem uma estratégia adequada.
Para criar ações que geram resultados e tornar os seus investimentos em Marketing ainda mais eficientes é preciso entregar o conteúdo certo, para o público certo.
Estar atento ao mercado é uma das etapas para entender e planejar as ações da sua empresa.
A importância de um bom plano
Algo que também frisamos com frequência aqui no blog é a respeito do planejamento. Pois ele é parte fundamental de qualquer processo e ajuda a nortear suas ações.
Nesse sentido, o ideal é usar as informações sobre o seu público, sobre o mercado entre outras, para desenvolver um plano de Marketing específico para a sua empresa.
Durante esta etapa é possível definir quais tipos de ações serão adotadas, como quais serão as Redes Sociais, a serem utilizadas, quais conteúdos estarão presentes no site e nos envios de e-mail Marketing e outros.
» 3- DEIXAR DE ANALISAR OS RESULTADOS DE MANEIRA FREQUENTE
Talvez sua empresa já tenha desenvolvido as personas e também já tenha realizado um bom planejamento. E com isso, já esteja gerando ações de Marketing Digital eficientes.
No entanto, sem a análise dos resultados é muito mais difícil, entender quais ações estão realmente gerando engajamento e trazendo o retorno planejado.
E não estamos falando apenas de curtidas ou de número de seguidores, que também são um dos “termômetros” desse processo. Mas também de métricas e indicadores que te dão uma visão mais ampla dos resultados.
Como você viu
Apesar de poderem ocasionar alguns desafios e problemas para empresa, esses erros que citamos ao longo do artigo podem ser revertidos.
E com pesquisa do público de maneira específica, planejamento e análise correta é possível melhorar ainda mais os resultados da sua empresa.
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