Quando o assunto são as equipes de marketing e de vendas, muitas empresas ainda enfrentam problemas internos para alinhar as ações dos departamentos.
As empresas que já compreenderam a necessidade de alinhar os departamentos de marketing e de vendas, já estão obtendo excelentes resultados.
Caso sua empresa ainda esteja enfrentando essa dificuldade, continue acompanhando nosso artigo. Vamos apresentar algumas estratégias para manter a equipe de vendas e de marketing bem alinhadas.
A IMPORTÂNCIA DE COMEÇAR A ALINHAR EQUIPES
Por um lado a equipe de marketing trabalha focada em suas próprias metas de atrair mais leads qualificados. E por outro lado, a equipe de vendas que também precisa bater suas metas e concluir as vendas.
Vemos que ambas apesar de metas distintas, ambas são dependentes e têm o mesma finalidade, que é a de trazer os melhores resultados para empresa. E por isso é fundamental atuarem de forma mais sistêmica e alinhadas.
O alinhamento deve partir dos gestores
Apesar de na teoria parecer algo inerente a equipe de marketing e de vendas serem uma a extensão da outra, caso não haja uma cultura organizacional ou estabelecimento de estratégias unificadas, infelizmente as equipes e de vendas vão continuar isoladas.
Nesse sentido, como gestor da empresa é imprescindível que você defina de forma eficaz a função de cada uma das equipes e de como devem trabalhar juntos. Ou seja:
A equipe de marketing: Atrair leads qualificados para as vendas; desenvolvendo ações previamente estabelecidas em um funil de vendas.
A equipe de vendas: E em contrapartida, o time de vendas tem por objetivo utilizar os conteúdos e ações desenvolvidas pelo pessoal do marketing. Durante o processo de vendas, por exemplo, os vendedores podem perguntar aos clientes em potencial:
“ Vi que você recebeu um e-mail informando a respeito de um determinado produto, este e-mail foi útil para você? Ajudou a esclarecer alguma de suas dúvidas?”
Por meio das respostas os vendedores podem indicar quais ações têm sido mais eficientes, ou seja, tem ajudado a tornar o lead a se tornar um cliente de fato, dessa forma dar um feedback adequado para que a equipe de marketing possa direcionar melhor suas ações.
COMUNICAÇÃO É CHAVE PARA ÓTIMOS RESULTADOS
Para que haja resultados mais eficientes das equipes de vendas e de marketing, é indispensável manter uma boa comunicação entre ambos.
Há empresas, por exemplo, que reúnem as equipes de vendas e de marketing semanalmente para conversarem a respeito de suas estratégias e como anda o cumprimento das metas através das métricas estabelecidas.
Essa prática apesar de simples à primeira vista, faz com que os times se mantenham cada vez mais alinhados em seus objetivos.
UTILIZAR A TECNOLOGIA CERTA PODE FAZER TODA DIFERENÇA
O processo para alinhar as equipes de vendas e de marketing pode acontecer de forma mais rápida ou pode até mesmo demandar mais tempo.
No entanto, recurso que tem auxiliado as empresas e gerados excelentes resultados é a implementação da plataforma APP Cross Channel.
Onde é possível integrar as ações a serem desenvolvidas nos diversos canais da empresa, fazendo com que o processo de interagir, atrair, conquistar e fidelizar os clientes seja ainda mais prático e eficaz.
Para saber mais sobre as funcionalidades e recrsos do APP Cross Chanel acompanhe também no artigo: https://appmarketing.com.br/2019/06/28/cross-channel-a-maneira-mais-eficiente-de-impulsionar-os-resultados-do-seu-negocio/
Como já comentamos aqui no artigo, quando o assunto são as equipes de marketing e de vendas, muitas empresas ainda enfrentam problemas internos para alinhar as ações dos departamentos.
Por isso, aproveite para colocar em prática as nossas dicas e potencialize ainda mais os resultados da sua empresa.