O Consumidor 5.0 é um novo perfil de consumidor para o qual as empresas devem estar preparadas.
Esse consumidor surge dos chamados “nativos digitais”, que são pessoas nascidas numa época onde a tecnologia já era presente. O comportamento dessas pessoas é ligado a tecnologia, seus hábitos de consumo, interações, enfim.
O QUE É O CONSUMIDOR 5.0?
A tecnologia trouxe uma verdadeira revolução na forma como os consumidores se relacionam com as empresas. Hoje em dia, os clientes estão mais exigentes, mais seletos e os negócios precisam acompanhar essa mudança. Caso contrário, ficarão para trás.
Atrás de tudo isso surge o chamado “Consumidor 5.0”, que nada mais é do que alguém com hábitos de consumo estreitamente ligados à tecnologia.
CARACTERÍSTICAS DO CONSUMIDOR 5.0
Esse consumidor possui o hábito de pesquisar sobre os produtos, serviços e sobre a empresa que seja do seu interesse, avaliando também a opinião de influenciadores e de amigos nesse aspecto.
Mas não para por aí.
O consumidor 5.0 ainda tem o hábito de deixar a sua avaliação sobre um produto/serviço ou sobre a marca. E essa avaliação ajuda outros possíveis clientes.
COMO ATENDER A ESSES CONSUMIDORES
Para conseguir aumentar o nível de satisfação dos clientes, atendendo os consumidores 5.0 da melhor maneira e ainda torná-los embaixadores da sua marca, é importante observar os seguintes elementos:
- UX – User Experience (experiência do usuário): aqui são compreendidas diferentes ações e ferramentas, tais como pesquisas com os usuários, desenvolvimento de soluções como sites e aplicativos, pensar no design do produto, na usabilidade, entre outros;
- Inovação: o consumidor 5.0 busca tecnologia e praticidade, logo, investir em inovação é essencial. Como dito, essa é uma transformação digital e você não pode ficar de fora.
- Atendimento: com os consumidores mais exigentes e seletivos, oferecer um atendimento de excelência é requisito fundamental;
- Multicanal: é importante também dispor de vários canais para que os clientes possam entrar em contato (multicanal). Para isso faz-se necessário investir em aplicativos, sites, redes sociais, automação, etc. Aqui a proposta omnichannel pode trazer muitos resultados ao interligar distintos canais de comunicação.
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