O marketing promocional integra as estratégias de marketing digital que são eficazes para gerar destaque e aumentar as vendas.
Como se sabe, em datas especiais como a Black Friday, muitos empreendimentos realizam campanhas para atrair mais clientes, fidelizar os atuais e, assim, aumentar seu faturamento. Se você quiser conquistar isso também deve trabalhar com o marketing digital focado em promoções.
Aliar esses dois para aumentar as vendas é uma excelente estratégia. Mas para isso é necessário adotar algumas ações e fazer uso de certos recursos a fim de desenvolver a presença online da sua marca. Pensando nisso, a seguir reunimos dicas importantes.
Saiba o que o seu público espera
Apresentar uma promoção do que o cliente procura é a melhor escolha. Para isso, faça uma investigação (seja usando as redes sociais ou uma plataforma de pesquisa que traga dados sobre o segmento) para saber tanto o que potenciais clientes buscam como o que buscam seus atuais clientes.
Analise seus dados anteriores
Se a sua empresa já realizou campanhas de Black Friday antes, por exemplo, analise os dados sobre isso.
Veja qual foi o desempenho tanto no que diz respeito as vendas quanto a fidelização de clientes e outras conversões. Analise também a taxa de rejeição de outras campanhas. Isso será de grande ajuda para suas estratégias de marketing digital.
Comece o planejamento desde já
Não faça isso perto do dia, mas planeje o quanto antes para conseguir organizar os descontos adequadamente.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e seletos, prestando atenção a isso especialmente depois da polêmica com o “Brack fraudei”, que é quando os lojistas mascaram o preço dos itens para que pareçam mais baratos no dia da promoção.
Revise o SEO do seu site
Quando se trata de usar o marketing digital para fazer marketing promocional, é importante aliar o marketing de conteúdo e também o SEO.
Ter um site otimizado ajudará a atrair mais possíveis clientes e aumentar as vendas. Verifique então se título e url estão otimizados, se há H2 e as hierarquias (quando necessário) no site, como H3, H3, etc.
Certifique-se ainda de trabalhar uma palavra-chave e long tail em cada artigo. No caso da Black Friday, faça uso também das palavras-chave genéricas como: Black Friday, promoção, desconto, etc..
Invista nas redes sociais
Se quiser atrair mais compradores por meio do marketing promocional, é necessário investir nas redes sociais. Milhares de pessoas usam todos os dias plataformas como Instagram e Facebook e têm acesso a ofertas de vários negócios, sejam eles locais ou e-commerce, por exemplo.
Lembre-se de segmentar suas campanhas, caso use anúncios pagos, e de usar hashtags em suas publicações. Desse modo alcançará mais potenciais clientes.
Faça uso do e-mail marketing
Ainda hoje, o e-mail marketing é uma ferramenta muito importante para realizar ofertas promocionais. Com ele é possível desenvolver um relacionamento com possíveis clientes e em seguida apresentar as promoções de produtos ou serviços.
Mas é importante oferecer conteúdo de valor para quem está na sua lista de e-mail, o que ajudará a melhorar o engajamento. Crie bons títulos, elabore textos mais curtos, porém informativos, e também invista em ferramentas de automação para facilitar as coisas.
Invista na sua loja virtual
E não há como falar em marketing promocional online sem mencionar a criação de uma loja virtual (e-commerce). Quando ocorrem eventos assim, é comum que a plataforma possa passar por instabilidades, por isso invista num site bem elaborado, contando com uma boa hospedagem e um layout amigável.
Se você negligenciar isso, deixando que instabilidades ocorram, pode perder muitas vendas.
Controle seu estoque
Pense como seria um prejuízo acabar não tendo a quantidade suficiente de produtos para entregar aos clientes?
A demanda tende a ser maior em datas especiais como a Black Friday, por isso realizar a manutenção do estoque é importante. E é importante ainda evitar anunciar mais produtos do que possui em estoque. O que ajudará aqui é manter um sistema de estoque.
Se gostou das dicas, então é importante começar a planejar tudo a partir de já. Esteja preparado para atender os clientes da melhor maneira, com variedade de produtos, contendo o que eles buscam e além de gerar mais receita para o negócio, consiga também tornar sua marca mais forte.