O BRASIL É UM DOS PAÍSES QUE REGISTRA AS MAIORES TAXAS DE CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NO MUNDO. E OS GRANDES RESPONSÁVEIS POR ISSO SÃO AS PEQUENAS E MÉDIAS LOJAS VIRTUAIS.
Um dos fatores desse crescimento é o maior acesso a internet e aos dispositivos móveis.
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Confira 8 fatores que comprovam o crescimento do e-commerce no Brasil.
O CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NO BRASIL FOI DE 12%
O comércio eletrônico, em 2017, teve crescimento de 12% em relação a 2016.
Além disso, o e-commerce brasileiro deve crescer 15% em 2018 em relação ao mesmo período do ano passado, com previsão de faturamento de R$ 69 bilhões.
O FATURAMENTO DO SETOR ALCANÇOU R$ 47,7 BILHÕES, EM 2017
O faturamento do e-commerce, em 2017, foi de R$ 47,7 bilhões. Isso representa aumento de 7,5% em relação a 2016, quando o setor registrou R$ 44,4 bi.
Esse aumento dos números se deve aos 111,2 milhões de pedidos feitos nos e-commerces, ante 106,3 milhões do ano anterior. Isso é uma expansão de 5%.
EM 2017 O NÚMERO DE CONSUMIDORES CHEGOU A 55,15 MILHÕES
A quantidade de consumidores ativos no país passou de 47,93 milhões, em 2016, para mais de 55 milhões em 2017. Esses dados representam um aumento de aproximadamente 15%.
Os clientes ativos brasileiros realizaram pelo menos uma compra digital no ano.
CRESCIMENTO DO DISPOSITIVO MOBILE PARA REALIZAR AS COMPRAS
27,3% das compras em 2017 foram feitas por tablets ou smartphones. Isso reforça a expansão desses canais na preferência dos consumidores.
O MARKETPLACE FOI RESPONSÁVEL POR 31,5% DAS VENDAS
Em 2017 houve o fortalecimento das transações realizadas em marketplaces.
Considerando o mercado total de bens de consumo, o segmento atingiu R$ 73,4 bilhões. O crescimento foi de 21,9% em relação a 2016.
COMPRAS À VISTA CRESCERAM E REPRESENTAM 49,8% DO TOTAL DAS VENDAS
49,8% das compras feitas em 2017, foram pagas à vista.
E as transações parceladas em 2 ou 3 vezes representam 18,7% do volume total, enquanto parcelamentos entre 4 e 12 vezes significam 31,5%.
58,5% DAS VENDAS FORAM PARA VISITANTES QUE RETORNARAM
58,5% das vendas realizadas em 2017, foram para visitantes que retornaram aos e-commerces. E cerca de 41,5% das operações são de clientes novos.
Esses dados significam que as lojas virtuais estão conseguindo uma maior aproximação com seus consumidores e reforçando seus relacionamentos.
Porém, cerca de 77% dos clientes fez uma só compra no ano e isso indica a necessidade de um maior esforço dos comerciantes em elevar a taxa de recorrência nas aquisições.
Perfil dos compradores é majoritariamente feminino
As compras realizadas por mulheres são predominantes nas compras online realizadas em 2017
A participação feminina foi de 50,6%, contra 49,4% da masculina.
*Todos os dados foram baseados nas pesquisas realizadas pelo Atlas, Ebit e Elo.