A Black Friday já está aí, mas nunca é tarde para aprender com ela e como ela pode se tornar uma forte aliada na hora de atrair seus clientes.
Consolidada como a maior data de vendas tanto para e-commerce quanto para lojas físicas, a Black Friday chega a sua décima edição no Brasil.
Por isso separamos aqui 4 dicas valiosas que irão ajudar o varejista a sair da caixinha de ter clientes apenas nesta data do ano, de modo que eles sejam fidelizados ao longo do ano todo.
POR QUE INVESTIR NA BLACK FRIDAY?
Por ser uma referência para quem quer aproveitar descontos e condições especiais, esse evento chama a atenção de muitos consumidores e possíveis clientes.
A Black Friday é um grande momento para mostrar ao cliente que a empresa está comprometida com suas necessidades e com a oferta de serviços de qualidade, para assim, tornar-se referência.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Ebit, que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas, constatou através de um estudo que as vendas digitais em 2018 arrecadaram R$ 2,6 bilhões.
Esse valor representa uma alta de 23% em relação a 2017 e que segundo eles, houve também um aumento nos pedidos em 13% e crescimento de 9% no número de consumidores únicos, que chegaram a 2,4 milhões.
Logo, sabendo que existe essa busca, por que não investir?
Apesar da Black Friday já estar nos 45 segundos do segundo tempo, ainda é possível colocar algumas ideias em prática, mas para isso, é preciso conferir as dicas abaixo.
FIDELIZANDO CLIENTES ALÉM DA BLACK FRIDAY
- Avalie a sua reputação
Os preços baixos na Black Friday com certeza atraem o consumidor, mas só isso não é o suficiente, afinal há outras empresas que podem oferecer desconto até maiores.
Outros fatores como, por exemplo, a reputação da loja em sites de reclamações pode ser determinante para o comprador.
Como o cliente está mais fiel a experiências e menos às marcas. A melhor opção é oferecer serviços de maneira simples, rápida e eficiente pode ser uma maneira de melhorar o ranking e a relevância da companhia no meio virtual.
- Busque oferecer benefícios diferentes para seus clientes mais fiéis
Para conquistar e fidelizar o cliente é preciso ir além do convencional (entenda isso).
Quando ele se propõe à fidelidade, automaticamente pensa em um elo diferenciado com a empresa, afinal, o perfil dos clientes está mudando.
A Black Friday é um bom momento para promover esse engajamento com os consumidores e oferecer benefícios diferenciados.
Outra medida que pode atrair compradores à fidelidade é o serviço de informação em primeira mão, onde fica sabendo antes de todos sobre novidades, descontos e vantagens da loja.
Se no dia da Black Friday o e-commerce for abrir as portas para o mundo físico, uma outra ideia seria horários diferenciados para clientes fiéis.
- Suas plataformas digitais são como vitrines
Os consumidores ficam informados sobre as ofertas e vantagens oferecidas pela empresa durante a Black Friday através das suas plataformas digitais.
Se não tem o costume de observas as plataformas dos seus concorrentes, passe a conferir. Não como inveja, mas para entender como eles pensam.
Depois disso, olhe para as plataformas digitais como verdadeiras aliadas, buque ter uma estratégia voltada para as redes sociais, banners em sites e clubes de benefícios e os bons e velhos SMS – desde que utilizados de maneira responsável – podem ser grandes aliados.
A necessidade de estabelecer essa relação com o consumidor é fundamental, mas ela que ela precisa ser simples, rápida e que a comunicação fique clara e verdadeira.
- Pense além do desconto da Black Friday
Só os descontos podem não atrair o cliente nessa data. Para um pequeno varejista, por exemplo, pode ser complicado competir com descontos oferecidos por grandes redes de lojas.
Para contornar essa solução, aliar as vantagens ou serviços complementares.
como entrega gratuita, brindes especiais são alguns exemplos de ações que podem ser feitas para cativar o cliente.
Agora que já conhece essas dicas valiosas, fique atento para que as propostas ofereçam eficiência do começo ao fim, respeitando o cliente e tendo comprometimento com o mesmo.
Se ficou preocupado que não conseguiu aplicar essas dicas na Black Friday deste ano, comece a se planejar para o próximo ano.
Busque ter uma automação de marketing e mobilidade corporativa para que essa ação traga mais clientes e seu negócio venha decolar, seja online ou físico.