Com o crescimento acelerado da internet e cada vez mais pessoas buscando informações na web, novas maneiras de criar produtos têm surgido e ganhado cada vez mais espaço no mercado.
Um exemplo claro desta transformação, são os infoprodutos. Que tem um potencial de lucro enorme, e exige poucos recursos para ser produzido e inserido no mercado.
Mas o que são os infoprodutos? Neste artigo, vamos falar sobre o que são infoprodutos e quais as estratégias adotadas pelas empresas para a sua criação.
O que são infoprodutos?
Os infoprodutos são materiais desenvolvidos com caráter informativo, que podem ser pagos ou gratuitos, que são produzidos apenas em formato digital.
É possível criar infoprodutos dos mais variados temas, como por exemplo: Como aprender um novo idioma, como editar vídeos, como fazer docinhos para vender, como adestrar o seu cãozinho, como fazer um planejamento financeiro. Ou qualquer outro tipo de tema que você possa imaginar.
Quais as vantagens dos infoprodutos?
Algo que faz com que os infoprodutos sejam algo realmente vantajoso, tanto para quem vende quanto para quem compra. É que todas as etapas do processo que são o desenvolvimento, produção, divulgação, compra e entrega acontecem de forma digital.
Ao desenvolver um infoproduto, você não precisa incluir os custos com matéria prima, fabricação, estoque, mão de obra , como acontece geralmente acontece com os produtos físicos.
Isso faz com que o produto tenha um custo muito mais baixo, e permite ser entregue com mais facilidade.
Além disso, outra grande vantagem dos infoprodutos é que eles são facilmente escaláveis. Pois ao desenvolver e lançar no mercado, é possível vendê-lo inúmeras vezes, para diferentes tipos pessoas, por tempo indeterminado.
Diferentes formatos de infoprodutos e como fazê-los
Há diferentes formatos de infoprodutos, no mercado e entre os principais estão:
E-book
Também conhecido como livros digitais, são um formato de conteúdo digital que tem garantido cada vez mais espaço no mercado. Seja pela facilidade de leitura, pois é possível visualizar em diferentes dispositivos. No tablet, no celular ou pelo computador. E também pelo custo, que costuma ser inferior ao formato tradicional de livros em papel.
Além dos formatos de e-books pagos, há empresas que utilizam o e-book gratuito, também chamados de iscas digitais, como forma de atrair a visibilidade dos usuários e prepará-los dentro do funil, até o estágio da conversão.
Ambos podem ser desenvolvidos de forma prática, através de recursos do seu próprio computador como Word, Google Docs e outros, e posteriormente ser entregue para os usuários em formato de PDF.
Vídeo aulas
Um celular na mão e um bom roteiro. Dessa forma é possível criar aulas digitais, dos mais variados assuntos a baixíssimo custo.
Assim como o e-book, as aulas em vídeo também têm sido um grande atrativo para o público, que prefere escolher quando e como obter novos conhecimentos.
O mais vantajoso, desses formato de infoproduto é que para criar vídeo aulas, você não precisa ser expert no assunto. Basta ter bons conhecimentos e principalmente interesse em repassar o que você sabe.
E você pode optar por criar vídeo aulas, onde você aparece em frente a câmera. Ou criar aulas usando o formato screencasts, que são aquele formato de vídeo gravados a partir da tela do computador, e não há necessidade aparecer em frente câmera para criar as aulas.
Programas para membros
Os programas para membros, são um formato de infoproduto que permite ganhos constantes. Onde o usuário paga a adesão, em geral uma mensalidade, para poder receber informações, vídeos e conteúdos privados do site ou portal de um especialista ou empresa.
Podcast
São gravações de áudio, que possuem uma dinâmica bastante interessante. Por meio dele é possível fazer entrevistas, debates relevantes sobre um determinado assunto.
Assim como o e-book, o podcast pode ser ouvido em qualquer lugar. E pode ser entregue de forma gratuita ou paga.
Quais as melhores estratégias para inserir no mercado
Agora que você entendeu melhor o que são e como se produz infoprodutos, é importante saber como inseri-los no mercado.
- Faça uma pesquisa de mercado, veja o que já tem sido feito, o que os usuários mais têm interesse, e encontre o seu nicho de atuação.
- Aprimore suas ideias, e faça um bom planejamento antes de começar a desenvolver o seu infoproduto;
- Crie o seu infoproduto e desenvolva um site para poder ter mais facilidade na hora de divulgar e entregar aos compradores;
- Divulgue também seu infoproduto através da Redes Sociais, e-mail Marketing e outros canais relevantes para o público;
- Utilize programas de afiliados, para que outras pessoas possam vender o seu infoproduto.
Saiba mais sobre este outros assuntos, acompanhando os artigos aqui em nosso blog.