COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA TIVEMOS VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES EM NOSSO DIA A DIA PROVOCADOS PELA INFLUÊNCIA DIRETA DESSAS FERRAMENTAS.
A praticidade é cada dia mais visível e vivida por nós, as distâncias diminuíram, os meios de comunicação aproximaram as pessoas, o acesso à informação já não encontra mais tantas barreiras. Fazemos várias coisas virtualmente que há alguns anos, parecia algo muito distante.
Todas essas modificações alteram diretamente o comportamento das pessoas, e nesse meio completamente digital surge um novo tipo de consumidor, o Prosumidor.
VAMOS EXPLICAR O QUE É ESSE NOVO TIPO DE CONSUMIDOR E COMO AS EMPRESAS, PRINCIPALMENTE A ÁREA DE MARKETING E TECNOLOGIA DEVEM AGIR PARA OBTER MELHORES RESULTADOS.
Esse novo tipo de consumidor nada mais é que do que um consumidor que também produz conteúdo. Ele é receptor e construtor de mensagens. O que pode ser muito positivo ou negativo para as marcas.
O público deixa de ser passivo, o que antes funcionava de forma unilateral, com as mídias tradicionais no qual não havia o retorno do receptor, como os jornais e televisão, passa a ser bilateral dando voz ativa ao receptor por meio das mídias digitais.
Com a facilidade de acesso a internet, consumidores de todo o mundo se identificaram com a facilidade de comunicar e compartilhar opiniões. Ele passa a ser capaz de dividir suas experiências, pautar tendências e contribuir no processo de criação de produtos e serviços. O consumidor passa a ser ativo, não aceita mais informação apenas de um emissor. Ele busca outras fontes, entende seus direito e cria voz nas redes sociais propagando sua opinião e conhecimento.
MAS COMO O SURGIMENTO DESSE NOVO TIPO DE CONSUMIDOR AFETA AS EMPRESAS?
De acordo com as mídias, existem dois tipos de prosumidor: O que faz bem a empresa e o que faz mal a empresa, em outras palavras, o prosumidor indignado e o prosumidor feliz. O primeiro é péssimo para a marca e imagem da empresa. Nesse caso, o consumidor mal atendido ou que obteve um produto de má qualidade gera conteúdo negativo e disponibiliza em suas redes sociais. Já o segundo, relata suas boas experiências com uma empresa, elogiando ao extremo o atendimento, serviço ou produto.
Em ambos os casos as empresas são diretamente afetadas pelos conteúdos gerados. Quando a empresa lida com o prosumidor feliz ele deve estar atento aos comentários e opiniões, respondendo e replicando para outros consumidores, relatando a eficiência de sua companhia. Além disso, através desse elogio é possível criar afinidade com o prosumidor feliz e recompensá-lo por sua ajuda.
Quando a empresa lida com o prosumidor indignado deve estar ciente que ele é um perigo latente para a reputação da marca, já que hoje em dia a avaliação online de serviços prestados é levada seriamente em consideração por possíveis consumidores e novos clientes.
As reclamações e críticas são facilmente disseminadas pelas mídias sociais e o impacto causado por elas não deve ser ignorado. Nesse caso a empresa precisa ir atrás desse prosumidor e entregar a ele a solução para os problemas encontrados com os serviços da marca.
É indicado ainda dar um “bonificação” para que ele veja a preocupação em atender os anseios e satisfação antes frustrados.
Se quiser mais dicas como essa, deixe seu recado nos comentários!