Estamos cada vez mais cercados de informação! Seja na hora de abrir o celular para acompanhar as notícias ou ver as redes sociais. Ver um vídeo no YouTube ou em seu streaming favorito. Ou até mesmo, na hora de baixar um novo aplicativo.
Mas você já parou para pensar, o que faz você entrar em uma página e não em outras? E o que faz você comprar de uma uma marca ou deixar de comprar?
A grande verdade é que as empresas de sucesso, não produzem informações aleatórias, esperando ter resultados. Pelo contrário! A cada clique, ou conversão realizada, existe antes um amplo estudo a respeito da mente e do comportamento do consumidor.
Entender como aplicar a psicologia as estratégias de Marketing, é a peça chave para se destacar em meio concorrência. No artigo de hoje, vamos mostrar dicas práticas e valiosas, de como gerar melhores resultados para o seu negócio.
Psicologia e Marketing – Uma parceria que dá certo!
Em um de seus artigos, um dos maiores especialistas em Marketing Digital, Neil Patel, disse: “Quanto melhor você entender a mente humana, melhor você vai ser em persuadir seus clientes à conversão”
Não é de hoje, que especialistas estudam neuromarketing e psicomarketing como forma de entender o comportamento e a mente humana e as ações no momento da compra.
Mas com o aumento contínuo no uso da internet, se tornou ainda mais necessário entender os consumidores, unir o entendimento da Psicologia e aplicar ao Marketing, com o objetivo de entregar o conteúdo certo, no momento certo e para a pessoa certa.
O que está por trás da tomada de decisão?
Mas afinal, o que faz você comprar de uma uma marca ou deixar de comprar?
Estudos comprovam que o impulso, é parte importante no processo de compra. Apontam ainda, que e algum momento da vida a maioria das pessoas irá fazer uma compra de forma repentina.
Na prática, isso quer dizer que com os estímulos corretos, é possível instigar sensações e aguçar o sentido de compra de forma impulsiva do consumidor. Como o medo de perder (escassez) , ou de não ter tempo hábil (urgência) de comprar um determinado produto, por exemplo.
Sua empresa pode usar ações simples, para ajudar o cliente neste efeito de “tomar a decisão por impulso”. Como inserir no site, nos conteúdos das redes sociais, ou nas campanhas informações conhecidas como chamadas para ação (call to action) como:
- Compre agora
- Se inscreva agora
- Obtenha agora, e outros.
Apelo visual e de cores
As imagens e as cores também tem um impacto importante, no que diz respeito ao processo de escolha dos consumidores. E não é à toa! Afinal, o nosso cérebro tem capacidade de processar as imagens e cores mais rápido que os textos.
Apenas para que você tenha uma da ideia de acordo com estudos, estima-se que 93% das pessoas avaliam o aspecto visual para comprar. Um número fortemente expressivo, não é mesmo?
Nesse sentido, é fundamental que sua empresa invista em um site ou e-commerce com layout personalizado com formas, cores, imagens, ícones, aparência atraente e moderna. Que sejam pensados de forma criteriosa e detalhada.
Estratégias eficientes
Além das imagens e cores, outros fatores podem ser determinantes para os consumidores durante o processo de compra.
- Como a escolha dos preços: Entender o mercado e aplicar preços que fogem do tradicional: Ao invés de cobrar R$ 100,00, colocar o preço em R$97.
- A escolha das palavras: Confiança , garantia, certificado, autêntico e outras palavras semelhantes tem um efeito importante na decisão de compra;
- Use as emoções a favor do seu negócio: Estimular o desejo de compra, a memória afetiva através dos produtos, a felicidade e outras emoções podem ser estratégias produtivas de acordo com o seu negócio.
Como você pode acompanhar ao longo do artigo, Entender como aplicar a psicologia as estratégias de Marketing, é a peça chave para se vender mais e se destacar em meio concorrência.
E você já usa alguma dessas estratégias em seus produtos ou serviços? Continue acompanhando mais informações aqui no blog e otimize ainda mais os resultados da sua empresa.