Principais estratégias para reduzir o abandono de carrinho em seu e-commerce
02 ago 2023
por Marina Ribeiro

Imagine a seguinte situação: O cliente entra no seu e-commerce, e logo após conferir vários produtos, ele adiciona alguns deles no carrinho. No entanto, alguns minutos depois ele acaba abandonado o carrinho e  deixa sua página sem realizar as compras. 

Infelizmente situações como essas ocorrem com todos os tipos de lojas virtuais. Desde as pequenas, até as lojas de grande porte. Mas você sabia que existem algumas estratégias simples que podem ser adotadas para minimizar o abandono do carrinho?

No artigo de hoje, vamos mostrar quais são essas estratégias e como você pode adotá-las, a fim de ampliar os resultados. Confira!

TIRE AS DÚVIDAS DOS CLIENTES 

Mesmo depois de gostar de alguns produtos e inseri-los no carrinho, existem muitos consumidores que acabam ficando com dúvida na hora do processo de compra.

Nas lojas físicas, por exemplo, basta virar para o lado, para esclarecer essa dúvida com o vendedor, mas nas lojas virtuais, como isso acontece?

Uma alternativa eficaz, é fazer uma descrição com informações detalhadas do item. 

 Além disso, vale a pena desenvolver um campo específico no site chamado FAQ ou dúvidas frequentes. 

Nesse campo, é possível reduzir as principais dúvidas aquelas que são as mais comuns entre os clientes em formato de perguntas e respostas,  para que o usuário tenha facilidade de entender mas a respeito do produto ou do processo no momento de fazer sua compra.

REDUZA OS PROCESSOS 

Outra estratégia para conseguir minimizar o abandono do carrinho por parte dos usuários, é entender como está o funcionamento do processo de compra dentro do seu e -commerce. 

Afinal, de nada adianta ter ótimas promoções e produtos, se ao entrar na sua página o cliente precisa passar por diversas etapas até conseguir concluir a compra.

Durante esse processo, ao enfrentar dificuldades, em situações como: 

  • Na hora de preencher as informações para poder fazer  a compra; 
  • Na hora de incluir outros artigos no carrinho que ainda não tinha sido incluído; 
  • Ou até mesmo nada de calcular o frete, por exemplo.  

Em situações como essas e outras de dificuldades, o cliente poderá abandonar o carrinho, e procurar por outra loja, para que ele encontre mais facilidade de desenvolver esse processo de compra.

O primeiro passo para conseguir reduzir esse processo, é entender a experiência do usuário.  

Uma boa dica é usar de empatia e se colocar no lugar do usuário. Ao realizar o processo de compra é possível verificar como você pode otimizar as ações, para tornar mais fácil e prática para qualquer tipo de consumidor.

TENHA UM E-COMMERCE FUNCIONAL E INTUITIVO

Outro ponto importante, que pode fazer toda a diferença na redução do abandono do carrinho, é ter uma e-commerce que seja funcional e intuitivo, priorizando  sempre a melhor experiência para o usuário,  como já mencionamos não sabe quando ele olha aqui do artigo. 

Durante o processo de análise dos recursos disponíveis no seu e-commerce, é importante verificar se os clientes encontram os produtos com facilidade,  se o preenchimento do cadastro é prático e intuitivo,  se o carregamento da página é rápido,  entre outros pontos importantes que podem fazer com que o cliente acabe desistindo daquela compra. 

Nesse sentido, faz toda diferença desenvolver uma plataforma de e-commerce, profissional feita por especialistas como os que desenvolvemos aqui na App Marketing

PLATAFORMA APP CROSS CHANNEL

Por meio da plataforma App Cross Channel, é possível gerenciar e conhecer o comportamento de seus contatos e clientes em todos os canais: app, site, redes sociais e lojas físicas. E assim, que o cliente abandonar o carrinho é possível disparar um e-mail automaticamente e convidá-lo para finalizar a compra. 

Como você pode ver ao longo do artigo, existem diferentes formas de  reduzir o abandono do carrinho, para isso, conte com o apoio da nossa equipe para otimizar os resultados do seu e-commerce. 

Para conhecer mais a respeito das soluções e serviços ideias para o seu negócio, entre em contato conosco

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

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