Primeiros passos para criar campanhas que geram resultado
03 ago 2023
por Marina Ribeiro

Um estudo divulgado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta o quanto  nós estamos cada vez mais conectados, aqui no Brasil. 

O relatório indica que cerca de 65% da população tem acesso a internet, o que equivale a cerca de 120 milhões de pessoas acima de 10 anos. 

Com tantas pessoas conectadas, se destacar tem se tornado um desafio maior a cada dia. Nesse sentido, investir em campanhas pagas (o chamado tráfego pago), tem se tornado cada vez mais necessário, a fim de atingir o público de forma efetiva. 

Se você ainda não tem muita familiaridade com o assunto. Nesta leitura, nós vamos explicar os primeiros passos para criar campanhas que de fato podem gerar resultados. 

AS ETAPAS QUE ANTECEDEM A CAMPANHA 

Antes mesmo de uma campanha começar a funcionar de forma efetiva, é necessário planejar determinados pontos que vão fazer com que você consiga direcionar suas ações.

CONHECER QUEM É A PERSONA DO SEU NEGÓCIO

Frequentemente falamos sobre personas aqui em nossos artigos, que são a definição do público alvo de forma mais segmentada. 

Isso porque reconhecer de forma mais específica que são personas de seu negócio, te ajudará a definir melhor suas ações de Marketing Digital. E na hora de criar campanhas que geram resultados, é fundamental saber quem são suas Personas. 

Em nosso artigo falamos mais sobre o assunto:  

ESCOLHA DAS PLATAFORMAS DE ANÚNCIOS

Após definir a persona, é possível saber quais locais eles mais costumam acessar e , com isso, o próximo passo é escolher em qual plataforma anunciar. 

Atualmente, duas das plataformas mais utilizadas na internet para realizar campanhas pagas são Facebook Ads e o Google Ads (antigo Google Adwords):

  • Facebook Ads: Através do Gerenciador de anúncios do Facebook, é possível desenvolver campanhas tanto para o Facebook quanto para o Instagram. As duas maiores Redes Sociais do mundo atualmente.
  • Google Ads: Já por meio do Google Ads, é possível desenvolver campanhas voltadas para a rede de pesquisa, ao pesquisar sobre o assunto no Google o anúncio aparecer para o usuário. Ou através da rede de display, onde o anúncio aparece para o usuário que fez pesquisas correlatas ao assunto.      

Ambas têm uma abrangência enorme e oferecem um alcance em larga escala do público. 

ESTIPULAR O VALOR DO INVESTIMENTO

Ainda na etapa do planejamento, está a etapa em que você determina qual o valor do investimento será feito em sua campanha. Ou seja, quanto sua empresa pode disponibilizar para realizar as campanhas. 

Este valor é bastante relativo, de acordo com o seu negócio. Mas não precisa ser fixo, pode sim variar conforme o retorno que você tiver. 

QUAIS OS RESULTADOS VOCÊ PRETENDE ALCANÇAR  

  • Você pretende aumentar o seu número de seguidores? 
  • Atrair mais usuários (tráfego) para o seu site? 
  • Aumentar o número de downloads do seu aplicativo?  

Durante o planejamento definir quais são os seus objetivos com a campanha, também te ajudará a direcionar melhor as ações que você pretende alcançar com a sua campanha. 

DESENVOLVIMENTO DE UMA CAMPANHA 

Depois de planejar todos os aspectos que envolvem a campanha, é hora de desenvolvê-la. Você deve definir e criar o conteúdo que  irá ser divulgado, como foto, vídeo, imagem em carrossel ou outros.

Além disso, nesta etapa você também deve desenvolver a descrição das campanhas incluindo as palavaras chave e os assuntos que serão abordados na imagem ou no vídeo. 

Depois de pronto o próximo passo é inserir a campanha a no gerenciador do Facebook ou do Google. Este processo mais prático da campanha e para te auxiliar as plataformas do Google Ads e do Facebook Ads, são bastante intuitivas e mostram como configurar sua campanha conforme as informações que você inseriu em seu planejamento. 

ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS

Desenvolver uma campanha, costuma ser mais complexo para quem está iniciando, pois envolve termos e configurações específicas, que talvez você ainda não conheça. 

Nossa dica é observe sempre os resultados de cada umas ações que você está desenvolvendo, para que dessa forma você possa direcionar melhor as ações. 

Continue acompanhando também outras dicas em nosso blog, para se manter sempre bem informado. 

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

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