Em meio a uma vasta quantidade de recursos como redes sociais, campanhas patrocinadas, desenvolvimento de aplicativos e sites, blogs, entre outros. Por vezes, é difícil saber quais recursos utilizar e quais podem, de fato, gerar mais resultados para sua empresa.
E com isso, um grande erro que muitas empresas acabam cometendo, é começar a investir em ações de Marketing, apenas porque deu certo com empresa X ou com empresa Y, sem compreender de fato quais as necessidades do seu público e consecutivamente do seu negócio.
Nesse sentido, se sua empresa ainda está em fase de desenvolvimento, ou mesmo que sua empresa já esteja inserida no mercado a mais tempo, é fundamental criar um plano de Marketing, que esteja alinhado com a realidade do seu negócio.
Ao longo desta leitura, você vai poder acompanhar quais os primeiros passos, para fazer um planejamento eficiente de Marketing.
Por que o planejamento é tão importante?
Digamos que você queira desenvolver um aplicativo, para sua empresa. Entretanto, você não sabe quem é o seu público, nem quais são os recursos que eles mais utilizam em um aplicativo, por exemplo.
Com poucas ou quase nenhuma informação, como será possível desenvolver um aplicativo? Caso você consiga desenvolvê-lo apenas com suposições do público e do mercado, como conseguirá direcionar a divulgação?
Este é apenas um pequeno exemplo, da importância de construir um plano de Marketing.
Pois é partir do Plano de Marketing Digital que você conseguirá conhecer melhor quem é o seu público, entender o mercado em que o seu negócio está inserido. E, partir disso, definir quais ações de Marketing serão feitas para atrair e até mesmo fidelizar os seus clientes.
O que é necessário analisar antes de começar?
O plano de Marketing, é composto por diversas etapas. E algumas delas devem ser desenvolvidas antes mesmo de você começar a traçar o seu plano na prática.
- Defina quais são os objetivos da sua empresa – Como, por exemplo, aumentar o número de contratos ou de vendas da minha empresa.
- Faça um estudo de mercado – Analise a concorrência e quais sãos os diferenciais da sua empresa frente ao mercado.
- Conheça quem é o público e defina sua persona – Faça análise detalhada para entender quem são as pessoas que compram os produtos ou contratam os serviços da sua empresa.
Acompanhe nosso artigo e entenda melhor o que é Persona: https://appmarketing.com.br/2019/07/10/5-termos-de-marketing-digital-que-voce-precisa-conhecer/
Primeiros passos para um planejamento eficiente
Após fazer um levantamento de todos os dados, procure anotar essas informações que deverão ser utilizadas em seu plano de Marketing. E em seguida:
Defina quais as estratégias serão adotadas
Existem inúmeras estratégias que podem ser adotadas em seu negócio, como estratégias de inbound ou outbound marketing. Ou ainda, estratégias focadas apenas no marketing digital.
Nesse momento, com base nos estudos do mercado, do seu negócio e principalmente do público, desenvolva a estratégia que melhor esteja alinhada com a proposta da sua empresa.
Determine quais ações serão realizadas
Nesta etapa, é o momento de definir quais os canais e recursos serão utilizados, de acordo com a estratégia estabelecida. Como por exemplo:
- Quais Redes Sociais serão utilizadas
- Ações de e-mail Marketing
- Campanhas pagas
- Blog corporativo
- Parcerias
- Contratação digital influencer
Planeje os aspectos financeiros
Estabeleça, qual será o recurso a ser investido nas ações e nos recursos. Faça um controle eficiente do orçamento, a fim de investir de forma eficiente no que de fato poderá oferecer um bom retorno ao seu negócio.
Estabeleça um cronograma para execução do plano de Marketing
Com todas as informações obtidas, é hora de desenvolver um cronograma. Para que você possa acompanhar de perto e compartilhar com os colaboradores, e ter uma noção mais específica de datas de execução das ações estabelecidas.
Comece a colocar em prática as ações
A partir destes primeiros passos, é possível começar a colocar o seu plano de Marketing em prática, começando a desenvolver as estratégias e ações que foram definidas.
Lembre-se de ter o seu plano de Marketing sempre por perto, a fim de aprimorar suas estratégias e suas ações conforme obter os resultados de cada uma delas.
E aproveite para continuar se mantendo sempre bem informado, acompanhando os conteúdos em nosso blog.