Para começar o próximo ano, planejar-se é fundamental. Quando se trata deste assunto um planejamento anual pode ser a melhor opção.
Com a situação econômica mundial em crise, é preciso ter muita cautela e atenção ao formular suas estratégias para o próximo ano.
Pense no planejamento anual como um caminho para se utilizar, de estratégias, como a do Marketing Digital, e você aprenderá aqui como fazer isso neste post.
A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO
Segundo o IBGE, no Brasil, quase metade das empresas fecham em três anos por falta de planejamento. Mas como contornar isso?
Alinhar o planejamento anual há um plano de marketing, você terá estratégias, ações, o orçamento e os resultados esperados decorrentes da implantação efetiva de um planejamento.
Essa ferramenta ajuda a facilitar e dar direção para que o dia a dia de toda equipe, tenha um caminho claro e que possa seguir mais tempo útil.
Porém, é importante lembrar que os planos de marketing podem variar em conteúdo e metodologia, uma vez que é levado em conta o estilo e formatos que já vem sendo aplicados nas empresas.
Em alguns casos são exigidos o detalhamento de cada ação, enquanto outras preferem que seus executivos partam direto para as ações, sem esse detalhamento.
O QUE NÃO PODE FALTAR EM UM PLANEJAMENTO ANUAL?
Ao pensar em fazer seu plano, a primeira dica é fazer um balanço do ano anterior, de modo que nessa retrospectiva você relembre todas as ações que deram certo e errado, dentro dessa análise pode entrar aquilo que deu certo ou não, produtos mais vendidos, estratégias e afins.
Essa análise vai guiá-lo para definir no que se deve apostar novamente e o que é preciso para melhorar e como transformar isso nos próximos anos.
A partir disso, o próximo passo é colocar no papel quais são os objetivos da empresa para o próximo ano. Desde metas financeiras e de vendas até número de fãs no Facebook, defina aonde você pretende chegar.
Mas tenha atenção, esses números não podem ser nem aleatórios e nem inventados, por isso a etapa acima é importante na hora quer for traçar metas e novos rumos para o seu negócio.
Outra dica é aproveitar as datas do ano. Já confira quando serão as datas importantes para seu negócio e planeje cada uma delas com antecedência.
A partir dessas datas, é possível projetar diferentes cenários para alavancar suas vendas, de modo que não fique a mercê da alta inflação.
Por último, mas não menos importante, deixe tudo documentado. Seja no papel ou em documentos online, como nuvens e servidores.
De forma organizada, ilustre suas metas em planilhas no Excel, observe os detalhes e deixe tudo guardado, mas não esquecido, reveja as metas, as datas e os planos para os cenários para confirmar se está tudo saindo como o planejado ou se é preciso fazer adequações.
TESTANDO NA PRÁTICA O PLANEJAMENTO
Agora que você já sabe o que analisar e como se planejar, vamos a estruturação de um plano de marketing.
Para criar seu planejamento anual de marketing precisará analisar alguns fatores, entre eles:
– Fatos internos e externos (o ambiente) podem influenciar sua empresa pensando nas suas forças e fraquezas;
– Entender para quem será feito o planejamento de marketing, ou seja, quem são os clientes e qual a melhor maneira de atraí-los para escolher comprar os produtos e serviços da sua empresa e não do seu concorrente.
– Analisar todas as empresas que sejam vistas como concorrentes diretos e indiretos, quais os seus objetivos, seus diferenciais, os benefícios que entrega, quanto mais informação, melhor.
Depois de ter essas informações, é possível traçar as estratégias e ações a serem realizadas durante o ano, mas tenha sempre o objetivo maior, de que pode aumentar o número de vendas, se internacionalizar, atingir um número x de players, entre outros.
Finalmente e não menos importante é hora de estabelecer metas e prazos, mesmo com um objetivo maior o planejamento é feito de entregas parciais que devem estar estabelecidas em cronogramas claros para toda a equipe, ok?!
Comece 2020 a todo vapor e viva o melhor de um bom planejamento anual para sua empresa.