Passo a passo para traçar uma estratégia de sucesso na sua empresa em 2022
01 ago 2023
por Marina Ribeiro

Mais um ano virá e é importante começar desde já a traçar uma estratégia de sucesso para sua empresa.

Os negócios que se destacam, que conseguem atingir suas metas e objetivos são, aqueles que se preparam com antecedência e sabem exatamente onde, como e quando querem chegar.

O QUE É E QUAL O OBJETIVO DE UMA EMPRESA FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

O planejamento estratégico é uma forma das empresas enxergarem no curto, médio e longo prazo o seu sucesso. E por meio dele a empresa consegue nortear suas ações e definir quais serão as melhores.

Em suma, esse planejamento é como um mapa que direciona os esforços e recursos de uma empresa. Você consegue fazer tudo melhor tendo esse mapa.

QUANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEVE SER FEITO?

Recomenda-se que se faça um planejamento estratégico anualmente ou pode-se também optar por ele numa proposta de longo prazo (entre dois a cinco anos, por exemplo).

Mas como existem diferentes modalidades de planejamento, como o operacional e o tático, pode ser de curto ou médio prazo, a depender do que se necessita.

COMO IDENTIFICAR QUE O PLANEJAMENTO FOI BEM SUCEDIDO

Para saber se a sua estratégia teve êxito é necessário usar métricas e indicadores de desempenho como os estratégicos e os de qualidade. Os indicadores permitem acompanhar o andamento quanto as suas metas.

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM 5 PASSOS

Temos aqui 5 passos para uma estratégia de sucesso ao elaborar do seu planejamento.

1. O PRIMEIRO PASSO É DEFINIR ONDE ESTAMOS

Analise a situação atual da sua empresa: estrutura, colaboradores, clientes, volume de vendas. Enfim, descreva como está o seu negócio através de uma análise aprofundada.

2. AGORA PRECISAMOS SABER PARA ONDE QUEREMOS IR

Defina quais os objetivos da sua empresa. O método SMART é uma ótima ferramenta para te ajudar com isso, pois assim você não apenas sabe exatamente o que busca, mas aumenta as chances de concretizar tais objetivos.

Mas os objetivos devem ser claros e tangíveis, evite metas e objetivos amplos como “aumentar as vendas”. Lembre-se também de ter uma ordem de prioridade.

3. DEFINA COMO VAI CHEGAR LÁ

Quais recursos, ferramentas e ações tomará para sair do ponto em que se encontra para chegar até o ponto desejado? Quais estratégias de marketing te ajudarão a chegar onde precisa?

Defina também orçamento, se será necessário contratar ou treinar funcionários, entre outras coisas.

4. Crie um Plano de Ação

O plano de ação funciona como um guia para saber cada passo que deve ser dado com mais clareza. 

Aqui você precisa definir as atividades, o motivo de serem realizadas, o prazo para conclusão, os recursos que precisa, os envolvidos na realização dela, entre outras questões.

5. Defina um plano de controle e acompanhamento

Por fim, é fundamental definir também como o acompanhamento de cada etapa será realizado, como a participação das equipes, analisar o modelo organizacional que defina as responsabilidades, os esforços realizados para os objetos e metas, etc. 

Defina uma equipe que terá que reportar os resultados das atividades.

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Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

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