O fim dos likes anunciado pelo Instagram em meados de julho de 2019, gerou uma grande polêmica na internet.
Pois de um lado estão aqueles que defendiam de forma veemente a visualização dos likes, como uma maneira de atrair mais seguidores e ratificar sua visibilidade na web.
Por outro lado, estão aqueles que acreditam que as curtidas são apenas uma pequena parte de todo processo de atração de clientes.
Mas e para você, será que os likes são realmente tão importantes assim? Vale mais a pena gerar curtidas, ou criar engajamento?
Para falar um pouco mais a respeito deste tema, nós desenvolvemos este artigo. Ao longo desta leitura vamos ajudar a desmistificar a algumas teses relacionadas aos likes e falar sobre a importância de gerar engajamento para atrair e fidelizar clientes.
O que é engajamento? Por que é tão importante?
Quando falamos em engajamento das Redes Sociais, é comum que muitas pessoas acabem associando o termo a quantidade de curtidas nas publicações, ou número de seguidores.
Mas o engajamento vai muito além disso. Brian Haven, da consultoria Forrester define engajamento em 4 pontos essenciais:
- Envolvimento
- Interação
- Intimidade
- Influência
Na prática, isso quer dizer que engajamento pode ser considerado a construção de um relacionamento do usuário com a marca. E por isso, ele é tão importante para o bom desempenho na internet.
Likes e Engajamento: Quem leva a melhor?
Os likes são relevantes para o crescimento de qualquer conta nas Redes Sociais, mas o engajamento é o que vai fazer com que a sua conta possa crescer de forma concreta.
Pois quando há engajamento, o usuário se torna um verdadeiro “defensor” da marca. E além de curtir, o usuário também comenta e compartilha as publicações. Participa de debates e enquetes.
Se sente influenciado para comprar ou contratar os serviços da sua empresa. E principalmente, ele incentiva outros usuários a fazerem o mesmo.
Como criar engajamento?
Um dos primeiros passos para começar a criar engajamento com o seu público, é entender melhor quem ele é. O que os usuários mais costumam pesquisar, e principalmente quais são suas necessidades e interesses.
Partindo desse princípio, o próximo ponto é criar conteúdos de qualidade e que sejam relevantes para o seu público. E além disso, criar uma interação com eles.
3 Ideias rápidas para começar a gerar engajamento com o público nas Redes Sociais
1- Comece a se planejar
A regularidade nas Redes Sociais são parte importante no processo de crescimento. Nesse sentido, é fundamental fazer um planejamento de forma prévia, para que haja publicações constantes no perfil de sua empresa.
O ideal, é montar um calendário de publicações. E nesse cronograma, programar o desenvolvimento e dias de postagens dos conteúdos e artes com antecedência, programar as lives, vídeos e outras postagens que serão feitas ao longo da quinzena ou do mês.
Planeje-se também para poder responder os comentários e perguntas dos usuários. Para isso, é importante reservar um tempo, ou manter uma pessoa para poder responder os seguidores.
2- Seja criativo, mais tenha cuidado com o conteúdo!
Competir com os conteúdos que são publicados nas redes sociais a todo momento, não é tarefa fácil! Para poder se destacar é preciso criar conteúdos criativos e dinâmicos, que despertem o interesse e em alguns momentos a curiosidade dos seguidores.
- Perguntas
- Temas curiosos
- Pesquisas
- Quiz
- Jogos
- Sorteios
São apenas algumas sugestões de conteúdos que podem ajudar a estimular o engajamento entre os seus seguidores.
Mas lembre-se que apesar da impressão de informalidade, as redes Sociais da sua empresa precisam passar a visão da sua marca. Então mantenha o conteúdo que irá publicar, sempre alinhado com a proposta da sua empresa.
3- Prova Social, a versão online do “boca a boca” pode contribuir
Ninguém melhor do aquela pessoa que já comprou os produtos ou contratou os serviços da sua empresa, para demonstrar o quanto vale a pena, não é mesmo?
Utilizar depoimentos, comentários e resenhas de usuários ou de influencers, é uma forma excelente de dar mais visibilidade ao seu negócio nas Redes Sociais.
Próximos passos após a interação com o público
Falamos bastante ao longo do artigo, a respeito de criar engajamento com o público através da Redes Sociais. Mas sua empresa pode e deve usar este engajamento, como uma forma de atrair os clientes para os outros canais da sua empresa.
Como o site, o aplicativo o e-commerce, entre outros. Dessa forma, os usuários terão a oportunidade de conhecer ainda mais sua empresa, e converter mais facilmente.
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