Nos últimos anos a Black Friday tem se tornado uma das principais datas de vendas online aqui no Brasil, perdendo apenas para o Natal.

Apenas para que você tem uma ideia da importância dessa data no que diz respeito às vendas, uma pesquisa divulgada pela revista Veja desenvolvida pela Ebit-Nielsen, aponta que em 2019 Vendas online movimentaram cerca de 3,2 milhões de reais apenas no período da Black Friday. Isso representa um aumento 23,6% em relação ao ano de 2018.

Mas para conseguir se destacar no mercado e conseguir impulsionar suas vendas nesse período, é fundamental que sua empresa comece a ser preparar o quanto antes, desenvolvendo estratégias assertivas.

Para ajudar você nessa missão, no artigo de hoje, listamos algumas dicas de estratégias para aumentar as vendas online na Black Friday.

ANTES DE TUDO PLANEJE!

A Black Friday 2020 já está chegando, e esse ano acontece no dia 27 de novembro. E um dos primeiros passos para fazer com que sua empresa tenha resultados efetivos no período, é desenvolver um planejamento adequado.

Isso porque, é através do planejamento que você consegue compreender quais promoções de fato sua empresa vai poder aplicar e, até mesmo, quais as necessidades dos seus clientes a fim de criar estratégias que de fato gerem resultados.

Durante o processo de planejamento vale a pena, fazer uma ampla pesquisa de mercado a respeito das estratégias que foram adotadas em anos anteriores tanto pelas empresas concorrentes, como pela sua própria empresa.

É nesse momento que você também deve levar em conta aquilo que funcionou e aquilo que não foi tão bom, para que você consiga aprimorar as suas ideias e desenvolver estratégias mais assertivas e eficientes para o seu público.

DESENVOLVA CAMPANHAS SEGMENTADAS

Ao entender as necessidades do seu público, é possível criar campanhas ainda mais segmentadas, que atinjam o público de forma efetiva. Nesse período, vale a pena criar campanhas específicas para a data da Black Friday.

Uma boa ideia é desenvolver campanhas que permitam estimular a curiosidade e o interesse dos seus clientes. Como, por exemplo, pedindo para o usuário cadastrar o e-mail, para poder receber os preços exclusivos a Black Friday;

Outra alternativa é desenvolver anúncios, ou campanhas, dando uma prévia de algumas das promoções que o cliente vai conseguir usufruir na data.

OFEREÇA DESCONTOS PROGRESSIVOS

A Black Friday é, sem dúvida, um período em que os clientes esperam por condições e preços que não vão encontrar em outra data ao longo do ano.

Nesse sentido, sua empresa pode optar por oferecer descontos progressivos. Por exemplo, nas compras até R$100,00 o cliente recebe um desconto de 15%, ou nas compras acima de R$300,00 o cliente pode receber um desconto de 20%, e assim continuar mente.

Mas para que essa estratégia de fato tenha resultados, é importante que você calcule bem quais serão os descontos que serão oferecidos, no sentido de evitar prejuízos para o seu negócio.

ALINHE O TIME DE MARKETING E DE VENDAS

Outro ponto importante, que você deve levar em consideração na hora de desenvolver estratégias para a data da Black Friday, é que deve haver um alinhamento dos times de Marketing e de Vendas.

Ou seja, todas as ações que forem desenvolvidas pela equipe de Marketing precisam ser passadas para o time de vendas, para que não haja um conflito de informações na hora da concretização das vendas.

Afinal, os conflitos de informações tendem a ocasionar um grande transtorno para o cliente e ser um problema também para a empresa.

Confira também nosso artigo: https://appmarketing.com.br/2019/09/24/como-alinhar-as-equipes-de-marketing-e-de-vendas/

ESTEJA PREPARADO PARA IMPREVISTOS

Por maior que seja o planejamento da sua empresa, é importante estar preparado para imprevistos, afinal nesta data, em função da grande quantidade de vendas, é possível que haja problemas como instabilidade da internet, dificuldade do cliente em efetivar a compra entre outras.

Com isso, é importante que sua equipe esteja preparada para solucionar os problemas de forma rápida.

CONTE COM O APOIO DE UMA EQUIPE ESPECIALIZADA

Nós sabemos bem que criar uma estratégia eficiente na Black Friday pode ser um desafio tanto para sua empresa.

Nesse sentido, para que sua empresa possa desenvolver estratégias eficientes, é fundamental contar com o apoio de uma equipe especializada.

Entre em contato com o nosso time de especialistas, e conheça as soluções e serviços que nós da APP Marketing temos para oferecer para o seu negócio.