Como alinhar as equipes de marketing e de vendas

Como alinhar as equipes de marketing e de vendas

Quando o assunto são as equipes de marketing e de vendas, muitas empresas ainda enfrentam problemas internos para alinhar as ações dos departamentos. 

As empresas que já compreenderam a necessidade de alinhar os departamentos de marketing e de vendas, já estão obtendo excelentes resultados. 

Caso sua empresa ainda esteja enfrentando essa dificuldade, continue acompanhando nosso artigo. Vamos apresentar algumas estratégias para manter a equipe de vendas e de marketing bem alinhadas. 

A importância de começar a alinhar equipes 

Por um lado a equipe de marketing trabalha focada em suas próprias metas de atrair mais leads qualificados. E por outro lado, a equipe de vendas que também precisa bater suas metas e concluir as vendas.   

Vemos que ambas apesar de metas distintas, ambas são dependentes e  têm o mesma finalidade, que é a de trazer os melhores resultados para empresa. E por isso é fundamental atuarem de forma mais sistêmica e alinhadas.

O alinhamento deve partir dos gestores

Apesar de na teoria parecer algo inerente a equipe de marketing e de vendas serem uma a extensão da outra, caso não haja uma cultura organizacional ou estabelecimento de estratégias unificadas, infelizmente as equipes e de vendas vão continuar isoladas.

Nesse sentido, como gestor da empresa é imprescindível que você defina de forma eficaz a função de cada uma das equipes e de como devem trabalhar juntos. Ou seja:

A equipe de marketing:  Atrair leads qualificados para as vendas; desenvolvendo ações previamente estabelecidas em um funil de vendas. 

A equipe de vendas: E em contrapartida, o time de vendas tem por objetivo utilizar os conteúdos e ações desenvolvidas pelo pessoal do marketing.  Durante o processo de vendas, por exemplo, os vendedores podem perguntar aos clientes em potencial: 

“ Vi que você recebeu um e-mail informando a respeito de um determinado produto, este e-mail foi útil para você? Ajudou a esclarecer alguma de suas dúvidas?”    

Por meio das respostas os vendedores podem indicar quais ações têm sido mais eficientes, ou seja, tem ajudado a tornar o lead a se tornar um cliente de fato, dessa forma dar um feedback adequado para que a equipe de marketing possa direcionar melhor suas ações. 

Comunicação é chave para ótimos resultados

Para que haja resultados mais eficientes das equipes de vendas e de marketing, é indispensável manter uma boa comunicação entre ambos. 

Há empresas, por exemplo, que reúnem as equipes de vendas e de marketing semanalmente para conversarem a respeito de suas estratégias e como anda o cumprimento das metas através das métricas estabelecidas.

Essa prática apesar de simples à primeira vista, faz com que os times se mantenham cada vez mais alinhados em seus objetivos.

Utilizar a tecnologia certa pode fazer toda diferença

O processo para alinhar as equipes de vendas e de marketing pode acontecer de forma mais rápida ou pode até mesmo demandar mais tempo. 

No entanto, recurso que tem auxiliado as empresas e gerados excelentes resultados é a implementação da plataforma APP Cross Channel. 

Onde é possível integrar as ações a serem desenvolvidas nos diversos canais da empresa, fazendo com que o processo de interagir, atrair, conquistar e fidelizar os clientes seja ainda mais prático e eficaz. 

Para saber mais sobre as funcionalidades e recrsos do APP Cross Chanel acompanhe também no artigo: https://appmarketing.com.br/2019/06/28/cross-channel-a-maneira-mais-eficiente-de-impulsionar-os-resultados-do-seu-negocio/

Como já comentamos aqui no artigo, quando o assunto são as equipes de marketing e de vendas, muitas empresas ainda enfrentam problemas internos para alinhar as ações dos departamentos. 

Por isso, aproveite para colocar em prática as nossas dicas e potencialize ainda mais os resultados da sua empresa.

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