Entenda termos usados no dia-a-dia no mundo empresarial
04 ago 2023
por Marina Ribeiro

Os Jargões na gestão  empresarial, o uso de termos de origem americana, estão cada vez mais comuns e padronizados dentro das empresas e isso pode gerar algumas dúvidas na comunicação empresarial e nos resultados pretendidos

Por isso no post de hoje vamos te ajudar a entender um pouquinho mais sobre os termos e siglas bastante utilizados no mundo da gestão de empresas. Em algumas postagens anteriores, no nosso blog, falamos de CEOEADMobile Learning, e-learning e vários outros termos que não são de uso comum fora do universo online e da gestão empresarial. Criamos então um pequeno dicionário empresarial para te ajudar a entender melhor sobre essas siglas, termos e jargões, que são bastante usadas no mundo do empreendedorismo.

CONFIRA ABAIXO ALGUNS DOS TERMOS, DESDE OS MAIS USUAIS E CONHECIDOS A OUTROS AINDA NEM TANTO: 

Benchmarking – Método de comparação de serviços, produtos e práticas que buscam superar a concorrência e aprimorar as funções e processos de uma empresa. É uma prática bastante comum das grandes empresas, fazer contato com outras empresas e entender como a mesma lida com determinado processo.

Brainstorm– “Tempestade Cerebral”. É uma reunião ou encontro para se fazer exatamente isso: trocar idéias. Também é um termo bastante usado nas agências de publicidade e comunicação.

C2C –  “Customer to customer“. Venda de cliente para cliente. Ex: site Mercado Livre.

CS – “Customer Success” – Gerente de Sucesso. As empresas, principalmente de serviços, estão mudando a área de atendimento à clientes para áreas de sucesso do cliente. Esse profissional é responsável pelo sucesso e satisfação do seu cliente em relação à utilização do seu produto ou serviço.

Data-base marketing– Marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa.

Deadline – Data limite. Data, dia ou hora, em que alguma coisa precisa ser dada como terminada ou liquidada.

E-learning – Aprendizagem realizada através da Internet. Ensino ou formação a distância.

Feedback – É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação, sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate-papo é o comportamento do subordinado.

Follow-up – Dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram.

Headhunter – Caça-talentos do mundo corporativo.

In-loco – No lugar em que determinada coisa acontece.

Intrapreneur – Empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente.

Job Rotation – Rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha.

KPI – “Key Performance Indicator”. Avalia o desempenho do negócio (p.ex., taxa de cancelamento de pedidos, taxa de horas de parada de equipamento, fator de capacidade líquida, retorno sobre investimento, custo da mão-de-obra, etc.).

PME – É a sigla para pequenas e médias empresas. Uma pequena empresa possui de dez a 49 colaboradores; uma empresa média entre 50 e 249.

ROI- “Return of Investiment” ou Retorno sobre investimento é o que se tem de retorno de acordo com o valor investido.

Status-quo – Situação atual do ambiente interno da empresa, principalmente no que diz respeito aos processos internos.

Turnover – Rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia.

Tem dúvida sobre algum termo ou sigla que não falamos? Deixe seu comentário.

Sobre a autora

Oi, sou a Marina Ribeiro e tenho uma paixão pelo universo do marketing digital. Com expertise em Inbound Marketing e Performance, meu foco é ajudar empresas a crescerem e alcançarem resultados surpreendentes no ambiente online. Vou compartilhar com você as melhores estratégias, dicas e ferramentas para impulsionar sua presença digital e atrair mais clientes. Fique atento aos meus artigos para aprender como transformar o marketing digital em uma máquina de sucesso!

Posts Relacionados